Market timing: estratégia de investimento ou risco?
Existem diversas abordagens que um investidor pode adotar para aumentar as chances de ter melhores retornos e fundamentar a sua tomada de decisão no mercado. Uma das possibilidades é o market timing.
O foco da estratégia é aproveitar as oportunidades de momento no mercado, conforme as tendências atuais e as projeções para o futuro. Mas será que essa é uma abordagem que vale a pena para o seu planejamento financeiro?
Este conteúdo ajudará você com a resposta. Continue lendo para saber o conceito de market timing, como essa estratégia funciona e avaliar se esse é o melhor caminho para suas movimentações!
O que é e como funciona o market timing?
O market timing é uma estratégia que busca acertar o melhor momento para realizar uma operação financeira, seja para a compra ou venda de ativos. Seu objetivo é identificar os períodos ideais para fazer uma movimentação e ampliar o potencial de lucros.
O estudo por trás da operação com essa estratégia é baseado tanto no histórico do mercado quanto em projeções para os próximos ciclos. Desse modo, o investidor pode encontrar ativos em baixa com potencial de valorização, por exemplo.
Nesse sentido, o market timing é uma estratégia ativa, em que o investidor precisa analisar o mercado continuamente para fazer suas movimentações. Quando ele entende que um ativo está próximo de seu preço mínimo, ele faz a compra, na expectativa de uma valorização futura.
Da mesma forma, quando o investimento alcança uma cotação considerada interessante, o operador realiza a venda para consolidar os lucros. Contudo, é importante destacar que o potencial de crescimento pode nunca se concretizar — o que torna a abordagem arriscada.
Quais são as vantagens do market timing?
Fazer movimentações usando a estratégia de market timing pode ser vantajoso para o seu planejamento, a depender dos seus objetivos e perfil de investidor. A razão é que há chances de a abordagem potencializar os seus lucros.
Para entender melhor, imagine que você conseguiu identificar os melhores momentos para compra e venda de um ativo. Isso significa que você formou sua posição na baixa e se desfez dela no pico de valorização.
A diferença de preços pode gerar ganhos expressivos para sua carteira. Além disso, com uma boa leitura, você consegue aproveitar oportunidades de lucro no curto prazo.
Quais são as desvantagens no market timing?
Apesar de poder trazer vantagens, o market timing é uma abordagem que envolve diversos pontos de atenção para o seu planejamento. Em primeiro lugar, acertar uma previsão em um mercado volátil como de renda variável é um desafio.
O mercado é influenciado por múltiplos fatores, tanto econômicos quanto políticos — além do ânimo dos investidores —, o que contribui para as projeções serem incertas.
Outras desvantagens incluem:
- aumento nos seus custos: o market timing demanda que você faça muitas movimentações no mercado, aumentando os seus custos com impostos e taxas, por exemplo;
- riscos de perdas: leituras equivocadas aumentam os seus riscos de perdas. Inclusive, se um ativo continuar em um ciclo de baixas, você pode ter problemas com a sua liquidez;
- estresse: por demandar uma abordagem ativa, o market timing exige que você monitore o mercado regularmente para identificar as oportunidades. Isso pode gerar uma pressão psicológica excessiva.
Ademais, apesar de os eventuais retornos do market timing parecerem interessantes, eles podem ser inferiores do que se o foco fosse no longo prazo. Um dos motivos é a diminuição dos impactos da volatilidade que costuma ocorrer em períodos mais longos. Mais um ponto é que ele limita seu potencial de receber proventos, como dividendos.
Por que o foco no longo prazo pode ser mais vantajoso?
Como você acompanhou, o market timing é uma estratégia que nem sempre vale a pena para os seus resultados no mercado.
A seguir, veja por que o foco no longo prazo costuma ser mais sustentável!
Redução dos efeitos da volatilidade
Primeiramente, pensar seus investimentos a longo prazo contribui com a redução dos efeitos da volatilidade sobre os resultados da carteira. Apesar de as oscilações do mercado continuarem a exercer influência sobre os ativos, os seus impactos tendem a ser diluídos com o tempo.
Além disso, tenha em mente que o preço de compra ou venda não é o único fator determinante para sua tomada de decisão. Assim, quando investidores usam estratégias como buy and hold investindo em ativos com bons fundamentos, as oscilações diárias ou mensais do mercado costumam ser menos preocupantes.
Ademais, a volatilidade de curto prazo é frequentemente impulsionada por especulações e emoções do mercado. Quando você tem foco no futuro e faz uma alocação estratégica, diversificando a carteira, há mais chances de ter um portfólio equilibrado para lidar com esses cenários.
Foco em fundamentos
A tomada de decisão em estratégias de longo prazo é focada em fundamentos. Ou seja, em vez de pensar só no preço de um ativo, o investidor faz avaliações aprofundadas de uma empresa para entender se o investimento vale a pena.
Por ter menos influência de fatores especulativos, estratégias em horizontes mais longos de tempo podem ser mais sólidas e embasadas. Esse aspecto é positivo também para o psicológico do investidor, que ficará menos ansioso com oscilações de curto prazo.
Aumento no potencial de ganhos
O foco no longo prazo contribui para o aumento do seu potencial de ganhos, como mencionado. Para entender melhor, imagine que você fez uma análise aprofundada e investiu em uma empresa com bons fundamentos e potencial de crescimento.
Com o passar dos anos, esse crescimento pode se concretizar — mesmo que a volatilidade de curto prazo afete o seu valor em certos momentos. Mais um ponto a considerar são as chances de aumentar seus ganhos com dividendos, criando mais uma fonte de renda passiva.
Também há possibilidade de crescimento da sua rentabilidade líquida. Já que você não fará movimentações constantes, o custo com impostos e taxas reduz, gerando menos despesas que afetam os rendimentos.
Por que contar com uma assessoria de investimentos?
Ter o suporte de uma assessoria de investimentos para sua estratégia pode trazer diversas vantagens para o planejamento financeiro. Afinal, os profissionais têm o conhecimento técnico para dar o apoio adequado à sua tomada de decisão.
Uma assessoria qualificada presta um serviço alinhado com seu perfil, de acordo com sua realidade financeira e seus objetivos. Assim, para investidores que desejam ter mais confiança em seus investimentos, contar com uma assessoria costuma ser um diferencial.
Ao longo deste conteúdo, você compreendeu mais sobre o market timing e os riscos por trás dessa estratégia. Como foi possível perceber, o foco no longo prazo, com o suporte de uma assessoria, tende a ser mais sustentável e contribuir para a construção de um patrimônio robusto.
Quer contar com nosso apoio para suas movimentações no mercado financeiro? Entenda como funciona a nossa assessoria de investimentos!