Se você parar de trabalhar hoje, quanto tempo você sobrevive financeiramente?

O planejamento financeiro é um assunto muito importante, mas que nem sempre recebe a devida atenção. Por exemplo, como ficaria a sua situação se você parar de trabalhar hoje? Existem meios de se sustentar sem essa fonte de renda?

É comum que os planos sejam focados no presente, deixando de considerar o futuro ou a possibilidade de surgirem imprevistos. Com isso, há riscos de passar por dificuldades financeiras e ter problemas para manter o padrão de vida no momento de se aposentar.

Neste conteúdo você aprenderá mais sobre a importância do planejamento financeiro e como se preparar para parar de trabalhar. Acompanhe!

Qual é a importância do planejamento financeiro para o futuro?

Ao pensar nas finanças e obrigações financeiras, é rotineiro considerar a renda proveniente do trabalho para se planejar. Porém, é preciso pensar também em como ficará a sua situação quando parar de trabalhar — tanto por aposentadoria quanto por outros motivos.

A ideia de que o futuro está distante ou que há certas garantias financeiras pode fazer com que as pessoas se preocupem apenas com o presente. Contudo, você já avaliou o que faria se tivesse impacto na renda hoje? E se o valor da aposentadoria será suficiente para manter o seu padrão?

Normalmente, é preciso de complementos para que a sua rotina não sofra maiores impactos e seja, de fato, possível se aposentar. Além disso, é possível buscar a independência financeira para viver de renda passiva antes de ter idade para se afastar definitivamente pelo INSS.

E você pode, até mesmo, buscar a liberdade financeira e fazer pausas ou mudanças na carreira antes da aposentadoria sem afetar sua qualidade de vida. Ou, pelo menos, ter uma reserva financeira que lhe deixe seguro em caso de desemprego e perda de renda.

Nesses cenários, a falta de planejamento pode trazer dificuldades para toda a família. Ela se reflete em dificuldades no futuro por não ter renda suficiente para arcar com os custos mensais. Diante disso, é essencial desenvolver bons hábitos financeiros, sabendo como economizar e investir.

Como se planejar para ter segurança financeira ao parar de trabalhar?

Pensar em parar de trabalhar e, ainda assim, ter condições financeiras para se manter pode parecer desafiador. Mas saiba que é possível conquistar esse objetivo com planejamento.

Veja as principais dicas para ajudar!

Tenha objetivos para diferentes prazos

Comece definindo quais são os seus objetivos financeiros, considerando diferentes prazos. Ter uma reserva de emergência, renda passiva através de uma carteira de dividendos ou fundos imobiliários, trocar de carro ou se aposentar são alternativas comuns. Você deve identificá-los prevendo também um prazo para o cumprimento.

Entenda a ação do tempo sobre os investimentos

Um ponto importante ao se planejar é entender a ação do tempo sobre os investimentos. Os aportes focando períodos maiores permitem diluir os riscos, pois as oscilações do mercado terão menos impactos nos ativos.

Ainda, é possível perceber o efeito dos juros compostos e da economia real no longo prazo. Na prática, ele costuma resultar em um crescimento exponencial. Logo, quanto maior tempo disponível para manter o investimento maturando, maior será o efeito percebido.

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um montante destinado para as situações imprevistas e emergenciais. Geralmente, ela tem um valor equivalente a 6 meses dos seus custos mensais, mas pode ter montantes superiores para trazer mais segurança.

Dessa forma, caso aconteça qualquer problema, como perda de renda, você terá condições de arcar com as despesas por um período. Isso trará mais tranquilidade para solucionar a questão, enquanto também evita o endividamento.

Estruture uma carteira que ajude a conquistar seus objetivos

Você já aprendeu sobre a importância de definir objetivos. Assim, ao montar a sua carteira é preciso tê-los em mente, fazendo aportes específicos para cada um. Isso significa que você não deve escolher apenas uma meta para o seu portfólio.

É possível ter ativos visando suas metas referentes a todos os prazos. Por exemplo, aposentadoria para o longo prazo, reserva de emergência no curto e objetivos específicos no médio prazo (como fazer uma viagem, comprar um veículo etc.).

Mantenha aportes frequentes

Também é interessante que você se organize para fazer aportes frequentes. Eles ajudam a aumentar o patrimônio, diversificar a carteira e trazer estabilidade. Junto à ação do tempo, eles se tornam essenciais para viabilizar as suas conquistas.

A prática ainda pode ajudar a manter investimentos com prazos variados, garantindo maior disponibilidade financeira por meio da liquidez. Assim, você não ficará longos períodos sem renda, pois os vencimentos poderão acontecer em datas variadas.

Conheça as alternativas de investimentos que podem ajudar no longo prazo

Um ponto fundamental para tomar boas decisões em relação ao seu patrimônio é conhecer as alternativas de investimento. O mercado financeiro traz diversas possibilidades que se adéquam aos diferentes perfis de investidor e objetivos.

Nesse sentido, vale a pena entender quais são as alternativas que podem colaborar com a realização das metas em longo prazo. Conheça as principais:

  • Tesouro IPCA+;
  • Ações;
  • Fundos de investimento (de ações, multimercados, imobiliários etc.);
  • Exchange traded funds (ETFs);
  • Debêntures de longo prazo.

Porém, saiba que eles apresentam diferentes características em relação à rentabilidade, liquidez e riscos. Logo, é essencial entender como cada investimento funciona para que as escolhas sejam alinhadas às suas necessidades e principalmente ao seu perfil de investidor.

Conte com uma assessoria de investimento

Para auxiliar, você pode contar com o suporte de uma assessoria de investimento. Os profissionais têm conhecimento e experiência para esclarecer as suas dúvidas sobre o mercado financeiro.

Por exemplo, o assessor ajudará na identificação do seu perfil de tolerância ao risco, que pode ser conservador, moderado e arrojado. Ainda, o profissional apresentará as diferentes alternativas do mercado, considerando as suas características enquanto investidor.

Com esse suporte esclarecendo todas as suas dúvidas, é possível tomar decisões mais conscientes. Tudo isso considerando a sua tolerância aos riscos e os prazos dos diferentes objetivos para compor a sua carteira da melhor maneira.

Agora que você já sabe como se planejar financeiramente, fica mais fácil entender como ficaria a sua situação ao parar de trabalhar. Portanto, organize-se para fazer investimentos pensando no futuro. Com o tempo, será possível ter um montante suficiente para viver de maneira confortável e tranquila.

Ainda tem dúvidas sobre como investir? Entre em contato com a Conexão BR e converse com um de nossos assessores!

Tags: