6 Princípios de Ray Dalio para adotar nos investimentos esse ano


Os megainvestidores se destacam no mercado tanto pelas suas fortunas quanto pelas estratégias de investimento que utilizam. Nesse sentido, os princípios de Ray Dalio se tornaram importantes referências para quem investe.

Ray Dalio é um empresário e grande investidor, além de ser o responsável por criar o maior fundo de investimentos do tipo hedge do mundo. Ele também escreveu diversos livros que são considerados fontes de consulta para quem deseja aprender mais sobre o mercado de investimentos.

Suas obras tratam de assuntos que inspiram outros investidores a investirem cada vez melhor. Quer saber quais são os princípios de Ray Dalio que podem servir de suporte na hora de realizar os investimentos?

Continue a leitura deste artigo e confira 6 ensinamentos para adotar ao investir!

Estabeleça objetivos claros

Para Ray Dalio, o principal motivo para as pessoas fracassarem é porque elas não conseguem escolher entre diferentes alternativas. Ao deixar de definir prioridades, você acaba perdendo o foco e não se esforça o suficiente para alcançar os seus planos.

Visando resolver essa situação, é fundamental definir objetivos claros e alcançáveis. Além disso, eles devem ter um significado pessoal. Isso permite que você consiga ter mais foco e consiga rejeitar oportunidades aparentemente interessantes, mas que não estão no grupo de prioridades.

Logo, para definir os objetivos, é necessário entender que você precisará abrir mão de determinadas possibilidades. Também é preciso ter sabedoria para não rejeitar um plano apenas por parecer inatingível. Ao mesmo tempo, você deve avaliar com clareza as verdadeiras chances de sucesso.

Nesse sentido, uma forma de definir seus objetivos financeiros é por meio da metodologia SMART. Ela se baseia em definir metas que sejam:

  • específicas (S);
  • mensuráveis (M);
  • alcançáveis (A);
  • relevantes (R);
  • temporais (T);

Identifique os obstáculos

Após definir seus objetivos, você deve ir atrás do que deseja. Eventualmente, isso fará com que você se depare com crises, problemas e emergências. Portanto, Ray Dalio define um princípio relacionado à sua missão de sempre fazer a melhor escolha possível quando você se depara com esses desafios.

Nos investimentos, isso significa controlar as perdas para proteger aquilo que você já conquistou. Por exemplo, ao ter uma reserva de emergência, é possível evitar que seu patrimônio seja dilapidado por resgates imprevistos.

Além disso, ao se deparar com problemas e frustrações, esses sentimentos tendem a causar dor. Então Dalio ensina que devemos aproveitar esse momento para refletir e, assim, tomar decisões melhores no futuro.

Afinal, reconhecer um problema é o primeiro passo para solucioná-lo. Se você perdeu sua fonte de renda e não tem uma reserva financeira, por exemplo, entenda o que você pode fazer para contornar esse obstáculo.

Uma possibilidade é buscar uma nova fonte de recursos. Depois que a vida se estabilizar, não cometa o mesmo erro de não manter uma reserva e comece a investir com esse objetivo. Ou seja, aproveite os obstáculos para resolver problemas semelhantes com mais rapidez no futuro.

Controle as emoções

Ao estudar os princípios de Ray Dalio, vale destacar aquele que está relacionado à inteligência emocional. Trata-se do entendimento das suas próprias emoções e da utilização delas a seu favor.

Essa habilidade é especialmente importante nos investimentos, já que podem surgir situações desafiadoras que devem ser contornadas em busca do sucesso. Com mais controle emocional, o investidor consegue não agir por impulso, o que poderia afetar diretamente seu patrimônio.

Além disso, o mercado financeiro é bastante volátil, principalmente na renda variável. Dessa forma, ele sofre alterações a todo momento, o que exige autocontrole por parte dos investidores para tomarem as melhores decisões.

Por isso, um dos ensinamentos de Ray Dalio envolve o controle das emoções. Essa capacidade permite que as decisões de investimento sejam tomadas com base em fatos e sem vieses emocionais.

Ou seja, mesmo que a empolgação ou a convicção em relação a um investimento seja alta, analisar os dados e os fatos com calma é fundamental para fazer boas escolhas no momento de investir.


Aprenda com os erros

Ray Dalio reconhece que é impossível eliminar todos os erros ao longo do caminho como investidor. Nesse sentido, um dos principais equívocos cometidos ao tomar decisões é o ego. Ou seja, você não pode acreditar que está sempre certo e que opiniões de terceiros não são importantes.

No entanto, os erros podem e devem ser reconhecidos e vistos como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Portanto, ao se deparar com uma fraqueza, tenha humildade para encará-la como uma possibilidade de evolução pessoal — inclusive nos investimentos.

Encare a realidade

Dalio também tem um princípio que trata da importância de não viver no âmbito das ilusões. Dessa forma, é possível evitar frustrações, além de lidar com a realidade da melhor maneira possível.

Quando a realidade não coincide com as suas expectativas, é comum ter algum nível de negação. Entretanto, você deve manter o foco e se concentrar nos fatos, não em sentimentos ou possibilidades remotas.

Essa atitude ajuda a evitar perdas financeiras e frustrações. Afinal, tanto indivíduos quanto empresas enfrentam problemas, mesmo que eles sejam bem-sucedidos em algum nível. Logo, você deve estar disposto a aceitar sua realidade e encará-la, independentemente dos problemas que possam surgir.

Assim, esse princípio se relaciona a formar pessoas realistas, que acreditam ser capazes de superar desafios e de encontrar a melhor forma de realizar seus objetivos. Ou seja, investir também envolve adaptabilidade.

Entenda o risco da inflação

Como Ray Dalio é empreendedor e investidor, ele entende bem como a inflação impacta o mercado financeiro. Por isso, um dos seus ensinamentos envolve essa questão. Para Dalio, quem investe deve saber diversificar a carteira de investimentos considerando os riscos oferecidos pela inflação.

Isso porque ela reduz o poder de compra ao longo do tempo e impacta a rentabilidade real do seu portfólio. Portanto, seguir essa estratégia ajuda a obter retornos mais sólidos em períodos maiores.

Agora você conhece 6 dos princípios de Ray Dalio que podem ser adotados nos investimentos. Afinal, os conhecimentos desse megainvestidor podem ser utilizados para inspirar suas decisões e ajudar a ter melhores resultados ao investir.

Se você achou este conteúdo relevante, compartilhe-o em suas redes sociais! Assim, você ajuda outros investidores a investirem melhor!

Tags: