Tudo sobre bolsa de valores: um glossário com os principais termos do mercado

Tudo sobre bolsa de valores: um glossário com
os principais termos do mercado

Para começar a operar na bolsa de valores, é fundamental conhecer seus principais termos e
características de funcionamento. Afinal, saber mais sobre o mercado financeiro permite que você
faça suas negociações e investimentos com mais informação.
Por isso, este glossário que a Conexão BR preparou para você apresenta os principais conceitos do
mercado, com explicações dos termos que são vistos com frequência pelos investidores.Ações

As ações são a menor parte do capital social de uma empresa negociada na bolsa de valores. A aquisição desses papéis transforma o investidor em acionista e oferece a participação nos resultados da companhia.

Análise fundamentalista

É a estratégia que, utilizando indicadores fundamentalistas, busca mapear a real situação de uma empresa ou de um fundo de investimento. Ao considerar os fundamentos, a análise ajuda a identificar as perspectivas para o futuro — e ajuda nos investimentos de longo prazo.

Análise técnica

Também conhecida como análise gráfica, é a estratégia que utiliza o histórico de preços e de volume de negociação de um ativo ou derivativo para basear a especulação. Ela envolve a análise de movimentos do mercado por meio gráfico e adota indicadores e padrões, visando o curto prazo.

B3

Sigla para Brasil, Bolsa, Balcão, esse é o nome da bolsa de valores brasileira. Sua criação aconteceu em 2017, por meio da fusão entre a BM&F Bovespa e a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

Benchmark

Consiste em um parâmetro de referência adotado para comparar o desempenho de um investimento. Pode ser, por exemplo, um índice da bolsa de valores — como o Ibovespa — ou indicador da renda fixa, como o CDI (certificado de depósito bancário).

Bear market

É o termo utilizado nos cenários em que se observa uma tendência de queda ou desvalorização dos ativos na bolsa de valores.

Book de ofertas

Também chamado de livro de ofertas, é o ambiente no qual são registradas todas as ofertas de compra e venda na bolsa de valores. Investidores e traders podem consultar as informações.

Blue chip

É uma classificação que compreende ações de grande capitalização, elevada liquidez e intensa consolidação no mercado acionário.

Bull market

É um termo utilizado em cenários em que há uma tendência de crescimento ou valorização dos ativos na bolsa. É o conceito oposto de bear market.

Buy and hold

É uma estratégia de investimento que consiste em comprar ativos na bolsa de valores (buy) e mantê-los na carteira (hold) por um longo período. A venda costuma acontecer diante da perda de fundamentos do negócio ou do alcance dos lucros desejados.

Canal de tendência

É parte da análise técnica e consiste em uma linha traçada de modo paralelo à linha de tendência e pode ser um canal de alta ou de baixa. Indica a tendência do movimento dos preços do ativo.

Candlestick

Representa um tipo de gráfico composto por candles (velas). Cada elemento contém informações como preço de abertura, preço de fechamento, preço máximo e preço mínimo do ativo ou derivativo ao longo do tempo.

Compra e venda

Representa a emissão de ordens com base no interesse em adquirir ou se desfazer de ativos — via home broker ou demais plataformas, tendo a bolsa de valores como ambiente de negociação.

Corretora de valores

É a instituição financeira que intermedia o acesso do investidor a diversos produtos financeiros, ativos, derivativos e modalidades de investimento.

Custódia

Consiste no processo de guarda de ativos, os quais são depositados em nome do investidor e administrados por uma instituição.

CVM

Sigla para Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é uma entidade ligada ao Ministério da Fazenda e que tem o objetivo de fiscalizar e regulamentar o mercado de investimentos brasileiro.

Day trade

É uma estratégia de especulação que prevê que a abertura e o fechamento da posição aconteça no mesmo pregão da bolsa.

Derivativos

São instrumentos financeiros que se originam de outros ativos como referência e cujos preços de negociação dependem dos movimentos de preços desses ativos – por exemplo as opções.

Dividendos

São tipos de proventos e representam uma parte do lucro líquido, que é dividida proporcionalmente entre os acionistas de acordo com o número de ações ou cotas de fundos de cada um. Os dividendos são isentos de Imposto de Renda.

Especulação

Consiste na operação de ativos ou derivativos com o objetivo de obter lucros pela oscilação de preços no curto ou curtíssimo prazo. É o diferente do investimento, que foca no longo prazo.

Emolumentos

Representam as taxas cobradas pela bolsa de valores por operações específicas, como o investimento em ações. Têm o objetivo de cobrir custos operacionais e jurídicos.

Fundos imobiliários

São fundos de investimento que priorizam a alocação de recursos em ativos do segmento de imóveis, como certificados imobiliários e imóveis físicos. Suas cotas são negociadas na bolsa de valores.

Home broker

É o sistema que permite que os investidores acessem as alternativas disponíveis na bolsa e emitam ordens de compra e venda de maneira online.

Hedge

Também conhecido como proteção, o hedge é um mecanismo que visa a blindar ou minimizar possíveis oscilações que possam gerar perdas para o portfólio.

Investimento

No âmbito da bolsa de valores, consiste na negociação de ativos com foco no longo prazo e em objetivos específicos. O investimento prevê a alocação de recursos com o intuito de obter um retorno pela valorização de mercado ou distribuição de proventos.

IPO

Sigla para Initial Public Offer ou oferta pública inicial, representa a primeira negociação de uma empresa ou fundo na bolsa de valores. Indica a conclusão do processo de abertura do capital.

Long & short

É uma estratégia que consiste em ter, simultaneamente, uma operação vendida (short) e uma operação comprada (long). Geralmente, utiliza-se o dinheiro da venda para montar a operação, que gera lucros caso haja diferença vantajosa de preços entre os dois ativos.

Mercado a termo

É o ambiente onde são fechadas negociações em que uma parte se compromete a comprar e outra a vender um ativo, com quantidades e preços determinados, em uma data futura.

Mercado à vista

É o principal ambiente de negociação da bolsa de valores, no qual o pagamento ocorre no momento presente e a liquidação é concluída em alguns dias.

Mercado futuro

É o ambiente da bolsa de valores onde são negociados derivativos conhecidos como contratos futuros. O nome advém do fato de os contratos terem uma data de vencimento no futuro.

Pregão

Representa o período diário no qual investidores e especuladores podem negociar ativos e derivativos em todos os mercados da bolsa de valores.

Swing trade

É uma estratégia de especulação na qual o fechamento da posição ocorre dias ou semanas após a sua abertura.

Trader

Sinônimo para especulador, representa quem executa qualquer tipo de estratégia de trading na bolsa de valores.

Agora você sabe tudo que precisa sobre os principais termos da bolsa de valores e pode aproveitar os novos conhecimentos na hora que decidir investir nesse mercado. Se precisar de ajuda para entender mais sobre os termos, entre em contato conosco!

Acredita que estas informações podem ajudar outras pessoas? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque seus contatos!

Tags: