Qual a importância da educação financeira para crianças?

Vivemos em uma sociedade que tem no dinheiro sua principal forma de interação. Independente de quais são nossos objetivos de vida, planos ou sonhos, para realizá-los é necessário saber lidar com o dinheiro. Nesse sentido, quanto antes nos educarmos financeiramente, melhor será.

Infelizmente, grande parte dos adultos de hoje demorou para aprender como lidar com as finanças. Para que isso não continue acontecendo, é necessário investir em educação financeira para crianças — o que traz uma série de vantagens para elas, para as famílias e toda a sociedade.

Mas como trabalhar a educação financeira infantil e quando começar? Para saber responder essas e outras perguntas, acompanhe este artigo!

O que é educação financeira?

Antes de trabalhar a educação financeira para crianças é necessário ter clareza a respeito do que significa esse conceito. Assim, podemos dizer que ela consiste no estudo e formação de conhecimentos que uma pessoa tem em relação ao dinheiro.

É importante compreender que essa educação não diz respeito apenas ao conhecimento dos termos do universo econômico, de cálculos e investimentos. Para além disso, um ponto fundamental está relacionado com a habilidade de administrar os recursos que têm à sua disposição.

Desse modo, a educação financeira deve ser desenvolvida constantemente e aprimorada ao longo do tempo. Com isso, começar na infância pode ajudar os futuros adultos a entenderem que a busca de conhecimento e técnicas sobre finanças é relevante para todas as fases da vida.

Para que ela serve?

Além de compreender o que significa educação financeira, é preciso saber identificar qual sua utilidade para as pessoas. Nesse sentido, existem diversas funções que ela pode desempenhar, tais como:

Permitir maior segurança

Com uma educação financeira adequada, é possível desenvolver estratégias e lidar com suas finanças de forma a garantir mais segurança e estabilidade. Um exemplo é a prática da criação da reserva de emergência, que oferece suporte financeiro em casos de imprevistos.

Ter maior previsibilidade de futuro

Outra função bastante relevante da educação financeira é permitir mais previsibilidade ao pensar no futuro. Lidando com suas economias de forma inteligente, existe maior chance de saber qual será sua situação financeira nos anos seguintes.

Conseguir realizar sonhos e objetivos

Uma vez que uma pessoa tenha maior controle sobre sua situação econômica e mais previsibilidade sobre o futuro, é mais fácil conseguir realizar seus sonhos. Com uma boa educação financeira, é possível desenvolver estratégias para alcançar diferentes objetivos em diferentes prazos.

Além desses aspectos, a educação financeira, quando pensada em termos sociais, faz com que todos vivam uma vida mais tranquila e mais livre. Ou seja, quanto mais pessoas souberem lidar com o dinheiro de maneira adequada, melhor será a dinâmica econômica da sociedade.

Qual a importância da educação financeira para crianças?

Como você percebeu, são diversas as finalidades da educação financeira. Quando se pensa no caso de crianças, ela se torna ainda mais importante, uma vez que aquilo que é aprendido na infância costuma se consolidar e se propagar no futuro.

Normalmente, crianças com acesso à educação financeira se tornam adultos mais conscientes sobre como utilizar o dinheiro. Essa também é uma forma de, desde cedo, criar condições para que o relacionamento com as finanças tenha características positivas e não problemáticas.

Quanto mais cedo o indivíduo começa a refletir a respeito de um tema, mais natural será o envolvimento com o assunto. Dessa forma, ter contato ainda quando criança com educação financeira permite aos pequenos compreender com mais facilidade a dinâmica da economia.

Outro ponto importante é que, ao estimular esse conhecimento na infância, é possível impactar os pais. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) apontou que 70% das crianças com acesso à educação financeira passaram a ajudar seus pais nas compras.

Qual o melhor momento para educar as crianças financeiramente?

Agora que você compreende o que é educação financeira e qual sua importância, inclusive para crianças, vale a pena entender quando começar a trabalhar esse tipo de educação com os mais novos.

Nesse sentido, não existe um momento específico para dar início à educação sobre dinheiro. Tudo depende do nível de desenvolvimento e de interesse do pequeno, assim como de sua capacidade de compreensão. Dessa forma, é possível começar a falar sobre o tema a qualquer momento.

Contudo, um ponto importante é que o diálogo aconteça de maneira adaptada para a realidade da criança, respeitando cada fase de sua infância. O comum é que as primeiras conversas sobre dinheiro comecem entre 3 a 4 anos, quando já existe uma melhor compreensão de certas questões.

Com 6 anos, é possível aprofundar mais o assunto envolvendo aspectos como a compra do lanche na escola ou algum doce ou brinquedo que ela tenha interesse. Tenha em mente o seguinte: quanto antes ela começar a entender de onde vem o dinheiro e para que ele serve, melhor.

Como fomentar a educação financeira para crianças?

Depois de compreender que não existe idade certa para começar a falar de dinheiro com as crianças, talvez você esteja se perguntando se há técnicas de como trabalhar educação financeira na infância. De fato, elas existem.

Confira algumas delas a seguir!

Utilize a mesada como apoio ao aprendizado

A partir de certa idade, é comum que os filhos recebam mesada de seus pais. Esse é um bom momento para ensinar o filho como economizar, organizar seus gastos e compreender o quanto pode consumir com aquilo que ganha.

Dê exemplos simples e práticos

A educação financeira infantil deve ser acessível e fácil de assimilar, para fazer sentido para a realidade da criança. Portanto, você pode conversar sobre o preço de um brinquedo ou de um jogo, por exemplo. Se o assunto dinheiro aparecer em um filme ou desenho, também vale aproveitar.

Use jogos de educação financeira infantil

Existem diversos jogos que podem ajudar a criança a desenvolver inteligência financeira. Por meio dessa abordagem, ela poderá compreender de forma lúdica como o dinheiro funciona tanto no aspecto privado da vida como nas relações sociais.

Neste texto você compreendeu o que é educação financeira para crianças e como trabalhar essa questão com os pequenos. Como foi possível notar, são diversas as vantagens em começar a falar de dinheiro cedo, — o que pode trazer benefícios até mesmo para os adultos!

Gostou destas informações? Para ter acesso a mais conteúdos como este, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn!

Tags: