Como se expor ao mercado de derivativos com segurança?

Ao investir ou especular na bolsa de valores, há uma diversidade de alternativas. Além das operações à vista, existe a possibilidade de explorar o mercado de derivativos — que envolvem operações com foco em uma data futura.

Esse ambiente oferece vantagens para algumas estratégias, mas pode gerar riscos que devem ser conhecidos. Portanto, vale a pena entender seu funcionamento e como se expor aos seus resultados com mais segurança.

Neste artigo, você conhecerá as vantagens e os riscos do mercado de derivativos e aprenderá a explorá-lo. Boa leitura!

Como o mercado de derivativos funciona?

Primeiramente, saiba que derivativos financeiros são alternativas derivadas de um ativo principal, taxa de referência ou índice. Logo, eles podem estar atrelados a ações, taxas de juros, câmbio, índices de mercado, commodities etc.

Nesse sentido, a operação é baseada em uma previsão do comportamento do ativo. Cabe destacar que a bolsa de valores tem diferentes mercados. O mais comum é o mercado à vista, em que as operações ocorrem no presente, sendo liquidadas após a ordem de compra ou venda.

Entretanto, existem outros ambientes de negociações. Desse modo, o mercado de derivativos abrange três diferentes ambientes. Conheça cada um deles!

Mercado a termo

Aqui ocorre a negociação de contratos a termo, que consistem na negociação de um ativo-objeto. Assim, no contrato é fixado o preço de negociação, porém, a liquidação e o pagamento se dão em uma data futura determinada no acordo.

Portanto, é firmado um compromisso que prevê uma taxa de juros para remunerar o vendedor. Vale mencionar que o contrato a termo pode ser encerrado antes do vencimento.

Mercado de opções

Nesse mercado, são negociadas opções. Esses derivativos consistem no direito de comprar (call) ou vender (put) um ativo em data futura. Há duas figuras principais nesse tipo de operação: o tomador — também chamado de titular — e o lançador.

O primeiro compra a opção, pagando um prêmio ao lançador e obtendo o direito de realizar a operação no futuro. Note que não se trata de uma obrigação. Logo, na data estipulada, o tomador pode decidir se exerce seu direito ou se deixa a opção expirar.

Já o lançador tem a obrigação de seguir a escolha do tomador por ter vendido a opção por um prêmio. Vale destacar que, desde 2022, as operações vantajosas ao comprador são exercidas automaticamente no vencimento.

Mercado futuro

Por fim, no mercado futuro são negociados os contratos futuros. Eles abrangem o posicionamento em relação a um ativo-objeto no futuro, em que o comprador assume uma posição — comprada ou vendida.

Assim, ele tem os resultados conforme as oscilações desses derivativos até o vencimento, a partir de ajustes diários. A cada revisão, o operador pode ter créditos quando houver lucro ou desconto quando ocorrer prejuízo.

Por consequência, no vencimento do contrato, o resultado do investidor ou especulador será correspondente ao lucro ou prejuízo apurado em todo o prazo da operação.

Quais são as vantagens desses instrumentos?

Agora que você já conhece o mercado de derivativos, precisa saber quais são as estratégias utilizadas nesse ambiente. A primeira delas consiste em hedge — a proteção do patrimônio ou da posição em certo ativo para atenuar o impacto das oscilações de preços.

As operações podem travar determinadas condições, mitigando o impacto da volatilidade. Imagine uma empresa que paga fornecedores em dólar. Caso a cotação da moeda suba, a companhia corre o risco de ter prejuízos.

Assim, uma possibilidade é se posicionar comprado em um contrato futuro de dólar. Se o movimento se concretizar, os resultados da operação ajudarão a compensar eventuais perdas no contrato com o fornecedor.

Por outro lado, no cenário contrário — a moeda passando por uma queda —, os ganhos com o contrato em relação ao fornecedor permitirão equilibrar prejuízos da operação realizada no mercado futuro.

Outra estratégia comum nesses ambientes é a especulação financeira. Ela tem como base uma projeção de desempenho do mercado, acreditando na valorização ou desvalorização do ativo-objeto. Desse modo, o especulador busca lucrar com os movimentos.

Portanto, se ele projeta uma subida de preço de determinado ativo, a tendência é ficar comprado no respectivo derivativo. Já quando a previsão é de queda, o especulador se posiciona na venda.

O mercado de derivativos pode oferecer vantagens tanto para quem pretende reduzir a exposição do patrimônio a riscos quanto para quem deseja aumentar a lucratividade. Os resultados dependerão da forma de operar.

E os riscos?

Como visto, o mercado de derivativos pode ser utilizado para mitigar riscos e para lucrar no curto prazo. Desse modo, as oscilações tendem a ser maiores, fazendo com que a especulação seja especialmente arriscada.

Da mesma forma, os prazos reduzidos de operações de especulação aumentam a exposição à volatilidade. Assim, o ambiente pode oferecer oportunidades, mas você precisa entender bem as negociações, já que elas costumam ser mais complexas.

Vale ter atenção, em especial, a estratégias de alavancagem — operações com montantes superiores ao que o operador possui. Nesses casos, os riscos também aumentam na mesma proporção, ampliando eventuais prejuízos.

Como operar derivativos com segurança?

Após conhecer as vantagens e riscos do mercado de derivativos, vale saber como investir ou especular nesses ambientes com maior segurança.

Acompanhe!

Entenda esse mercado

Para obter êxito nas operações, você deve conhecer os ambientes de negociação e as alternativas disponibilizadas neles. Como você viu, o mercado de derivativos tem particularidades e pode ser mais complexo, tornando os estudos ainda mais importantes.

Quanto mais consciente você estiver no momento das negociações, maior será a adequação das escolhas ao seu portfólio. Trata-se de uma forma de ajustar as expectativas aos potenciais resultados das alternativas.

Respeite seu perfil de investidor

Toda operação deve estar adequada ao perfil do investidor para promover maior segurança. Então busque alinhar as escolhas aos seus objetivos, pois, como visto, o mercado de derivativos abrange diferentes possibilidades de estratégias.

Conte com o auxílio da assessoria de investimentos

Para tornar as decisões mais acertadas, você pode buscar auxílio da assessoria de investimentos. O profissional da área atua sanando eventuais dúvidas sobre os derivativos e as operações. Como resultado, você consegue se posicionar de forma mais racional e vantajosa, conforme seus objetivos.

Entendeu como funciona o mercado de derivativos, seus riscos e como negociar nesse ambiente com mais segurança? Conforme foi possível aprender, ele pode contribuir com diferentes estratégias, mas você deve ter cautela com os riscos envolvidos.

Quer investir com mais confiança e esclarecer dúvidas sobre o mercado financeiro? Entre em contato e conte com o auxílio dos assessores da Conexão BR!

Tags: