Como open investments influenciam positivamente o seu planejamento financeiro?

Desde o surgimento do open finance e do open banking, o mercado financeiro no Brasil tem passado por diversas transformações — principalmente ligadas à digitalização. Um exemplo mais recente nesse sentido são os open investments.

Eles consistem em uma fase do open finance e, como o nome indica, ela está relacionada a investimentos. Com essa etapa do projeto, investidores têm a possibilidade de obter diferentes benefícios, como mais transparência e acessibilidade a produtos financeiros.

Quer saber mais sobre os open investments e entender como eles podem colaborar para seu planejamento financeiro e seus investimentos? Então continue acompanhando a leitura!

O que é e como funciona o open investment?

Open investment é um projeto no qual investidores conseguem compartilhar informações sobre seus investimentos com diferentes instituições financeiras. Assim, caso você tenha conta em mais de uma corretora de valores, há como partilhar dados entre elas sobre seus ativos.

Com a integração das informações, as instituições podem conhecer melhor seu perfil e entender como os seus recursos estão alocados. A partir disso, elas conseguem oferecer alternativas mais alinhadas ao que você busca ao investir no mercado financeiro.

Vale observar que o compartilhamento de informações segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ademais, as instituições devem seguir regras estabelecidas pelo Banco Central (Bacen) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Cabe ressaltar que há o uso de criptografia para que a divulgação de dados seja feita de maneira segura — sem gerar maiores riscos para investidores. Saiba que você também tem autonomia para decidir quais dados compartilhar e com quem no open investment.

Como os open investments podem influenciar o planejamento financeiro?

Agora que você sabe o que é open investment e qual é o seu propósito, vale a pena entender com mais detalhes como a facilidade pode influenciar seu planejamento financeiro. O principal ponto é que o projeto permite maior acesso a investimentos em diferentes instituições.

Alguns exemplos são:

  • títulos públicos do Tesouro Direto;
  • certificados de depósito bancário (CDBs);
  • letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCIs e LCAs);
  • certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio (CRIs e CRAs);
  • debêntures;
  • fundos de investimento;
  • ações.

Na prática, o open investment oferece uma maior variedade para os investidores, contribuindo diretamente para a estratégia de diversificação. O atributo possibilita aumentar o nível de personalização do seu portfólio conforme suas necessidades e objetivos.

Adicionalmente, o open investment tende a incentivar as instituições a oferecer condições e serviços mais atrativos. Afinal, elas saberão em quais alternativas você está posicionado e o que busca ao investir.

Assim, as instituições precisam se movimentar para atrair seu aporte e se manter competitivas no mercado em que atuam. Com essa concorrência, você tende a ser o maior beneficiado, com acesso a mais oportunidades e investimentos diferenciados.

Ao aderir ao open investment, as instituições conseguem saber, por exemplo, quando um título que você tem na carteira vence. Desse modo, elas podem se antecipar e oferecer uma nova alternativa para você — mesmo que a anterior não esteja ligada a essas instituições.

Quais são os desafios do open investment?

Conforme você acompanhou, os open investments proporcionam diferentes benefícios aos investidores. No entanto, vale destacar que também existe a chance de a facilidade envolver desafios — em especial, ligados à ampla oferta de produtos e serviços.

Você aprendeu que, por um lado, os open investments permitem uma diversificação mais eficaz do seu portfólio. Além disso, a iniciativa oferece acesso a diferentes alternativas para buscar o alcance das suas metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.

Contudo, a maior oferta de opções exige controle e conhecimento para gerenciar e aproveitar oportunidades. Se antes do open investment você tinha acesso a produtos e serviços de apenas algumas corretoras, por exemplo, com o projeto, as possibilidades são muito maiores.

Além de acompanhar as oportunidades, é preciso compreender bem as características e os riscos associados a cada uma delas. Caso contrário, aumentam as chances de você tomar decisões equivocadas, capazes de prejudicar o desempenho do seu portfólio.

Na prática, o aumento de possibilidades pode tornar o processo de investimento mais complexo — principalmente para quem ainda não tem muita experiência no mercado. Por esse motivo, um caminho para lidar com a situação é ter o suporte de profissionais, como assessores.

Como uma assessoria pode ajudá-lo com os open investments?

Como você viu, embora atrativo, o open investment apresenta alguns desafios. Assim, contar com uma assessoria de investimentos pode auxiliar no processo. Afinal, ao ter o suporte de profissionais da área, você recebe ajuda para entender melhor cada alternativa disponível no mercado.

Com seus conhecimentos e experiência, os assessores estão aptos a apresentar e explicar o funcionamento de cada investimento. A partir disso, você pode tomar decisões mais adequadas para a sua carteira.

Portanto, se você ainda não conta com o auxílio de profissionais para investir, vale a pena considerar o suporte. Nesse ponto, saiba que Conexão BR pode ajudar. Somos um escritório vinculado à XP Investimentos, com mais de 80 assessores e mais de 9.000 clientes atendidos.

Nosso foco é dar suporte à construção do futuro financeiro do investidor. O processo tem como base um relacionamento transparente, respeitando o perfil e as necessidades de cada pessoa.

Como aderir ao open investment?

Ao conferir as informações apresentadas até aqui, você conheceu melhor as características e o funcionamento do open investment. Caso tenha interesse em aderir ao projeto, vale a pena saber quais passos seguir.

Para a tarefa, você deve entrar em contato com a sua instituição financeira, via site ou aplicativo, e fazer a solicitação. Não existe uma plataforma ou um app específico para fazer o pedido — segundo o Banco Central, não haverá por questões de segurança.

Os open investments representam uma oportunidade de melhorar o planejamento financeiro e o desempenho do seu portfólio. Eles proporcionam uma abordagem mais flexível, personalizada e diversificada, que pode ser aprimorada com o apoio de uma assessoria de investimentos.

Quer entender em mais detalhes como a assessoria de investimentos da Conexão BR pode ajudar? Entre em contato!

Tags: