Índice de Carbono Eficiente (ICO2): saiba como funciona esse indicador ESG da B3

A sustentabilidade é uma das principais tendências para investidores e empresas presentes no mercado financeiro. Nesse sentido, acompanhar indicadores como o Índice de Carbono Eficiente (ICO2) pode ser benéfico para a estratégia de investimentos.

Esse índice conta em sua carteira teórica com empresas brasileiras engajadas em iniciativas ambientais. Portanto, conhecê-lo é interessante para investidores que buscam deixar seu portfólio alinhado com os critérios sustentáveis.

Neste artigo, você entenderá o que é e como funciona o Índice de Carbono Eficiente. Aproveite a leitura!

O que são indicadores ESG?

Antes de conhecer mais sobre o ICO2, é necessário saber o que é a agenda ESG. Afinal, ela representa uma tendência global de sustentabilidade no mercado financeiro e é uma das principais catalisadoras de mudanças na atuação de empresas.

A sigla representa a união do tripé que envolve meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa — ou environment, social e governance, em inglês. Ou seja, a agenda apresenta diretrizes de boas práticas que companhias podem adotar para se tornarem sustentáveis.

No campo do meio ambiente, o objetivo do ESG é fazer com que essas empresas repensem o impacto de suas práticas na natureza. Nesse sentido, elas podem investir em energias renováveis e minimizar a emissão de poluentes na atmosfera, por exemplo.

Em relação ao pilar da sustentabilidade social, as companhias podem rever o seu papel na comunidade. Algumas práticas comuns são participar de iniciativas com foco na diversidade e se engajar em projetos sociais.

Por fim, a governança corporativa tem como foco as políticas internas da empresa. Essa categoria envolve adotar uma maior transparência em seus números, valorizar a ética em seus negócios, ter boa relação com acionistas, entre outros.

Juntos, esses três elementos são importantes para o mercado financeiro como um todo. Logo, os indicadores ESG são aqueles que medem o desempenho médio de empresas que atendem aos critérios dessa agenda.

O que é o Índice de Carbono Eficiente?

Agora que você sabe mais sobre ESG, é preciso conhecer um de seus indicadores. O ICO2 foi criado em 2010 a partir de uma parceria entre a bolsa de valores brasileira, a B3, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Assim, o Índice de Carbono Eficiente é um indicador brasileiro que reúne ações de empresas comprometidas com a transparência em relação à emissão de carbono e outros gases causadores do efeito estufa. As companhias também precisam estar empenhadas na redução dessas emissões.

Desse modo, o índice busca atuar como um mecanismo que estimule a adoção de boas práticas e fomente discussões acerca da temática ESG. Nesse sentido, acompanhá-lo pode ser interessante para investidores que priorizam empresas engajadas em causas ambientais em sua carteira.

Quais são as suas principais características?

Como você viu, o ICO2 desempenha um papel importante no mercado financeiro brasileiro. Por isso, vale conhecer quais são as suas principais características.

Confira!

Metodologia do índice

Para participar do ICO2, a empresa precisa estar listada da B3 e não estar em processo de recuperação judicial. Além disso, as companhias devem aderir formalmente à iniciativa representada pelo Índice de Carbono Eficiente.

Durante os primeiros anos de sua operação, a carteira teórica do Índice de Carbono Eficiente era composta por empresas que também faziam parte do Índice Brasil 50 (IBrX50). Isto é, as companhias precisavam estar entre as 50 de maior negociabilidade e representatividade da bolsa.

No entanto, a partir do ano de 2020 a B3 alterou esse critério. Com a alteração, o índice passou a considerar as ações que compõem a carteira teórica do Índice Brasil 100 (IBrX100) para o ICO2. Logo, foi possível aumentar o número de empresas selecionáveis.

Composição da carteira

Como vimos, a carteira teórica do ICO2 reúne grandes empresas do país. No início de 2022, ela continha organizações como:

  • Ambev;
  • Natura;
  • JBS;
  • Petrobras;

Assim como acontece nos demais indicadores da B3, o rebalanceamento do Índice de Carbono Eficiente é quadrimestral. Dessa maneira, a composição da carteira teórica pode mudar a cada quatro meses, sempre observando a metodologia do índice e a composição do IBrX100.

Por que conhecer o ICO2?

Conhecer e acompanhar o ICO2 pode trazer benefícios para sua estratégia de investimentos. Afinal, a carteira teórica do índice é composta por empresas que, além de estarem comprometidas em encontrar soluções para a emissão de poluentes, estão entre as maiores do país.

Dessa maneira, monitorar o indicador permite que você identifique essas companhias e saiba como elas funcionam. Logo, você poderá fazer análises fundamentalistas para entender se elas apresentam alinhamento com a sua carteira de investimentos.

Outra vantagem está em encontrar exchange traded funds (ETFs), ou fundos de índice, que usem o indicador como referência. Por meio dessa modalidade, você poderá se expor às variações do ICO2 de forma mais prática por meio da compra de cotas negociadas na B3.

No Brasil, o ETF ECOO11 acompanha os resultados do Índice de Carbono Eficiente. Portanto, o portfólio dele é composto, majoritariamente, pelos ativos presentes na carteira teórica do indicador. Desse modo, o investidor poderá se expor ao ICO2 com um único aporte.

Quando utilizar o ICO2 nas suas estratégias de investimento?

Agora que você sabe mais sobre o ICO2, deve entender quando usá-lo em sua estratégia de investimentos. Para tanto, você deve analisar se ele é adequado ao seu perfil de investidor.

Como os ativos presentes na carteira teórica do ICO2 são de renda variável, é possível que o alinhamento seja maior com investidores moderados e arrojados. Afinal, ambos apresentam maior tolerância ao risco.

Outro elemento que deve ser avaliado são os seus objetivos financeiros. É preciso saber quais são os resultados que você busca alcançar — e em qual prazo. Desse modo, será mais fácil entender se as ações do Índice de Carbono Eficiente podem contribuir com suas metas.

Como vimos, o ICO2 é um dos indicadores mais importantes da bolsa de valores brasileira. Ele acompanha empresas nacionais comprometidas em encontrar soluções para o efeito estufa e pode ser uma referência interessante para investidores que valorizam os critérios ESG.

Quer conhecer mais alternativas de investimentos sustentáveis? Saiba o que são os fundos verdes!

Tags: