Os sinais de uma atuação inconsequente do ser humano em relação ao meio ambiente ao longo de anos podem ser percebidos em todo o mundo. Em 2022, ondas de calor fizeram os termômetros na Europa ultrapassarem 47°C, mostrando que o aquecimento global é um problema real.

Com isso, muitos Governos estão buscando a adoção de políticas sustentáveis para retardar os efeitos nocivos gerados pela industrialização. E esse movimento também chegou ao mercado financeiro, já que o interesse em ter uma carteira ESG está aumentando entre os investidores.

Se esse assunto chama a sua atenção, veja neste artigo como montar uma carteira de investimentos ESG!

Qual o significado de ESG?

A sigla ESG é o acrônimo de Environmental, Social and Governance ou ambiental, social e governança corporativa, em português. Ela é comumente usada para designar ações sustentáveis relacionadas ao meio ambiente, questões sociais e empresariais.

Embora essa pauta esteja ganhando destaque atualmente, ela não é nova. Isso porque o termo ESG apareceu pela primeira vez em 2004, em uma publicação chamada Who Cares Wins de autoria do Pacto Global, sendo endossada por diversas instituições do mercado.

Logo, há quase 2 décadas, Governos e empresas são alertados a respeito da necessidade de adoção de práticas sustentáveis para proteger o futuro do planeta e a própria sobrevivência humana.

Quando o assunto é levado ao mercado financeiro, o interesse em investir em ESG está em crescimento. Ao menos é isso que revela uma pesquisa conduzida pela XP Investimentos, a maior corretora de valores do Brasil.

O estudo mostra que, na metade de 2022, o percentual de interessados em conhecer mais sobre investimentos ESG ultrapassava o valor calculado em 2020 — e estava próximo de alcançar o medido em 2021. Desse modo, é esperado um crescimento cada vez maior no futuro.

Nesse contexto, quem investir em ESG agora se posicionará no início desse movimento. Caso a procura por essas alternativas continue aumentando, é possível que os ativos se valorizem. Logo, há chances de lucros para quem já tiver investido.

O que é uma carteira ESG? 

Depois de aprender o conceito de ESG, fica mais fácil entender o que é uma carteira ESG. Trata-se de um portfólio de investimentos composto ou exposto a investimentos que atendam aos critérios ESG.

Ou seja, ela deve conter investimentos ligados a empresas ou operações que sigam essa agenda sustentável. Veja só:

  • ambiental: não agridam ao meio ambiente, preservam recursos naturais, elimine ou reduza a emissão de CO2 de suas operações, entre outras;
  • social: promovam a segurança e o bem-estar dos funcionários, apoie a inclusão e a diversidade, contribua com o desenvolvimento das comunidades ao seu redor e mais;
  • governança: atue com ética e transparência, tenha políticas contra a corrupção e fraudes financeiras etc. 

Ao expor o seu capital a alternativas que promovam essas condutas, você contribuirá para a preservação do meio ambiente. Ainda, é possível colaborar com o desenvolvimento sustentável da sociedade e do mundo corporativo.

Vale destacar que o consumo das novas gerações está mudando. Hoje, muitas pessoas preferem alimentos naturais a consumir produtos processados, assim como dão preferência a produtos de empresas menos poluentes e que não usem animais em seus testes, por exemplo.

A tendência é que essa prática seja cada vez maior, atingindo todos os setores da economia. Dessa maneira, as empresas que não se adaptarem a essa nova realidade podem se tornar menos competitivas — afetando também os investimentos.

Como montar uma carteira de investimentos ESG?

Ao chegar até aqui, você deve estar curioso sobre como montar uma carteira de investimentos ESG. Atualmente, existem diferentes oportunidades de investimentos ligados à sustentabilidade — tanto de renda fixa quanto de renda variável.

Confira as principais possibilidades!

Green bonds

Os green bonds ou títulos verdes são alternativas de renda fixa voltadas ao financiamento de projetos que geram benefícios ambientais. Esses títulos podem ser emitidos por empresas, bancos ou pelo Governo.

Os green bonds funcionam como uma espécie de empréstimo e o investidor será o credor. Portanto, ao fazer a aplicação, você emprestará o dinheiro para a emissora do título em troca da devolução do montante em um prazo específico — somada a uma rentabilidade predeterminada.

Ações

Quem tem o interesse de se tornar sócio de empresas que atendam aos critérios ESG poderá investir em ações. Elas representam a menor parte negociável do capital social de uma companhia e podem ser encontradas na bolsa de valores.

Entre as possibilidades de ganhos com ações, vale destacar a valorização dos papéis e o recebimento de dividendos. A valorização é fruto do aumento do interesse do mercado na compra dos papéis da companhia. Já os dividendos dizem respeito à distribuição de lucros do negócio.

BDRs

Essa é a sigla para brazilian depositary receipts ou certificados de depósito de valores mobiliários. Os BDRs são alternativas de investimentos encontradas na bolsa de valores lastreadas em investimentos internacionais — como títulos públicos, ações, real estate investment trusts (REITs) etc.

Logo, investir em BDRs é uma forma de se expor aos mercados internacionais sem precisar retirar o seu capital do Brasil. Existem diversas empresas internacionais que adotam os critérios ESG e podem ser acessadas por meio dos BDRs.

ETFs

Também chamados de fundos de índice, os ETFs (exchange traded funds) são negociados na bolsa de valores. Eles são modalidades de investimento coletivo. Por meio desses fundos, diferentes investidores se expõem aos resultados de um portfólio elaborado por um gestor profissional.

O objetivo de um ETF é replicar a performance de um índice de mercado. Para tanto, o gestor monta um portfólio semelhante à carteira teórica do índice espelhado. No que se refere aos critérios ESG, é possível encontrar fundos ligados a índices voltados à sustentabilidade.

Entre eles, estão:

  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE);
  • Índice Carbono Eficiente (ICO2);
  • S&P/B3 Brasil ESG;

Como você viu, existem variadas alternativas no mercado para montar uma carteira de investimentos ESG. Contudo, para verificar se elas são apropriadas para você, avalie o seu perfil de investidor e os objetivos que pretende alcançar.

Precisa de ajuda para conferir quais são os investimentos ESG que se encaixam no seu perfil e objetivos? Entre em contato com um de nossos assessores!

Tags: