O que são certificados de operações estruturadas (COE)?

A diversificação é uma estratégia comum no mercado financeiro, por ajudar a mitigar riscos e potencializar retornos. Nesse contexto, o certificado de operações estruturadas (COE) pode ser uma ferramenta útil para buscar equilíbrio entre segurança e rentabilidade.

O COE é um tipo de investimento existente no Brasil desde 2015. Entretanto, ele está presente em outros países, conhecido como nota estruturada. A alternativa pode atender a diferentes perfis de investidor e objetivos financeiros, mas é preciso conhecer suas características.

Quer entender o que é um certificado de operações estruturadas e como ele funciona? Continue a leitura!

O que é e como funciona um COE?

Um certificado de operações estruturadas (COE) é um investimento que pode combinar características de renda fixa e variável. Por exemplo, um COE pode se basear em operações com ações da bolsa de valores junto de títulos de renda fixa, proporcionando uma diversificação que tende a diminuir riscos.

Os COEs são estruturados por profissionais especializados e são encontrados em instituições financeiras. Existem diferentes tipos de certificados de operações estruturadas no mercado, cada um com suas particularidades e objetivos.

O retorno do COE é determinado pelo desempenho dos ativos selecionados ao longo do prazo do certificado. Ao fim do período, o investidor pode receber o capital investido, mais um retorno resultante de sua rentabilidade.

Caso o investidor queira sair do investimento antes do prazo de vencimento, ele tem a possibilidade de negociá-lo no mercado secundário. Entretanto, é comum que a venda resulte no recebimento de uma quantia menor do que a esperada, dependendo das condições do mercado e das características do COE.

Além disso, os COEs podem ter limites claros tanto para ganhos quanto para perdas. Por exemplo, imagine que um COE prevê um rendimento máximo de 10% atrelado ao comportamento do Índice Bovespa (Ibovespa) — o principal índice de ações no Brasil.

Suponha que o indicador tenha valorizado 15%. Nesse caso, o investidor, ainda assim, recebe apenas os 10% acordados.

Os COEs são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil, que estabelece normas e diretrizes para sua emissão e comercialização. Entre elas está a exigência de as instituições financeiras fornecerem informações detalhadas sobre os riscos e a estrutura do COE.

Quais são os principais tipos de certificado de operações estruturadas?

Entendido o conceito e o funcionamento dos COEs, saiba que eles apresentam dois tipos distintos. Eles se diferenciam principalmente em relação às garantias de retorno.

Conheça as particularidades de cada categoria, a seguir:

  • COE de capital protegido: o investidor tem a garantia de receber, no vencimento, pelo menos o montante investido no COE. Isso independe do desempenho dos ativos aos quais ele está exposto;
  • COE de capital de risco: não há garantia de receber pelo menos a quantia investida originalmente, mas o potencial de retorno da alternativa costuma ser maior.

Dessa forma, em geral, o COE de capital protegido é escolhido por investidores com perfil mais conservador. Já o COE de capital de risco tende a atrair aqueles dispostos a assumir mais riscos em busca de maiores retornos.

Como funcionam os custos?

Você aprendeu que há dois tipos de COE. Agora, é preciso estar ciente de que investir na alternativa também envolve o pagamento de taxas e impostos. Esse é mais um dos fatores a considerar ao escolher os seus investimentos.

As principais taxas incluem a de custódia e a de corretagem, cobradas pela corretora que disponibiliza o certificado. Outra possibilidade é haver uma remuneração à equipe que estrutura a operação.

Ainda, os COEs estão sujeitos ao Imposto de Renda (IR) sobre os ganhos obtidos, seguindo a tabela regressiva da renda fixa. Então, quanto maior o prazo do investimento, menor é a alíquota de IR a ser paga. Em caso de resgate antes de 30 dias, também incide o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Quais são as vantagens de investir em COEs?

O certificado de operações estruturadas é uma opção que pode encontrar o seu lugar na carteira dos investidores devido aos benefícios que ele proporciona.

Conheça as maiores vantagens de investir em COEs, a seguir!

Diversificação em um só produto

Os COEs permitem exposição a operações com diferentes tipos de ativos, como ações e investimentos em mercados internacionais, em um único produto. A característica facilita diversificar a carteira sem que você precise selecionar cada ativo individualmente.

Simplicidade de investimento

Investir em COE permite acompanhar de maneira simplificada os resultados de uma operação estruturada. Dessa maneira, você consegue se expor a investimentos mais complexos sem a necessidade de ser um especialista.

Maior previsibilidade com maior potencial de retorno

A estrutura dos COEs de capital protegido, por exemplo, pode oferecer mais previsibilidade em comparação com investimentos apenas em ativos mais voláteis. A característica costuma fazer dos certificados escolhas atrativas para quem busca reduzir riscos, mas procura obter retornos superiores.

Quais são os principais pontos de atenção?

Apesar das vantagens, um certificado de operações estruturadas carrega riscos que devem ser considerados. Por exemplo, você viu que a alternativa geralmente tem menor liquidez, permitindo o resgate apenas no vencimento.

Para os COEs de capital de risco, há a possibilidade de perda do montante alocado. O motivo é que alternativas expostas a ativos de renda variável, por exemplo, seguem as movimentações do mercado.

Ainda, os certificados de operações estruturadas não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Então, se a instituição emissora do certificado falir, há chance de você não conseguir recuperar seu dinheiro.

Por fim, determinados tipos de COE podem ter limites em relação aos ganhos. Por um lado, a característica oferece mais proteção, mas, por outro, limita o potencial de retorno do seu investimento.

Como contar com o apoio adequado para sua carteira de investimentos?

Com a leitura até aqui, você acumulou conhecimentos sobre COEs, mas investir com sucesso exige mais do que simplesmente escolher uma alternativa. Nesse contexto, considere ter apoio qualificado para tomar decisões informadas e ajustar sua estratégia conforme necessário.

A Conexão BR tem um papel essencial ao ajudar investidores a diversificar suas carteiras e optar pelas alternativas mais adequadas para suas necessidades. Também auxiliamos na construção de uma estratégia de investimento baseada no perfil do investidor.

Com uma equipe de especialistas altamente capacitados, a assessoria tem conhecimento profundo das opções de investimento disponíveis, incluindo os COEs. Assim, conseguimos identificar quais produtos são mais compatíveis com os objetivos financeiros e perfil de cada cliente.

Agora você conhece as características do certificado de operações estruturadas. Apesar de ser uma escolha interessante para a diversificação, ela traz vantagens e riscos que exigem a sua atenção. Porém, com a orientação adequada, há como extrair o melhor da alternativa em sua carteira.

Quer dar o primeiro passo para investir com suporte profissional? Entre em contato com a Conexão BR e conte com especialistas para ajudar você a investir!

Tags: