Entenda o que é o Novo Mercado e os níveis de governança da B3

Antes de comprar ações, o investidor deve analisar uma série de critérios para entender se a companhia na qual ele tem interesse pode trazer resultados satisfatórios. Entre essas especificidades, estão o Novo Mercado e os demais níveis de governança da bolsa de valores brasileira, a B3.

Esses conceitos podem ser desconhecidos para muitas pessoas, até mesmo para quem já investe na bolsa. Contudo, se a sua intenção é investir cada vez melhor, é importante compreender o significado desses termos e como eles podem ajudar em uma análise de investimentos.

Neste post, você entenderá o que é o Novo Mercado, os níveis de governança da B3 e a sua importância para os investidores.

Continue a leitura e confira!

O que é e como funciona a governança corporativa?

Antes de saber o que é o Novo Mercado, é fundamental entender o conceito de governança corporativa. Trata-se de um sistema que reúne ferramentas e boas práticas de gestão de negócio e de relacionamento com as partes interessadas na companhia — os stakeholders.

À medida que uma empresa cresce, especialmente quando abre o seu capital na bolsa de valores, é necessário que ela mantenha todos os envolvidos informados sobre a sua situação. Isso gera maior transparência e aumenta a confiança do mercado no desempenho da organização.

Com a governança corporativa, é possível aplicar regras e padrões de processos que permitem administrar e monitorar uma empresa com maior controle. Além disso, o processo ajuda a manter o alinhamento de objetivos e funcionamento entre gestores, acionistas, colaboradores e demais pessoas envolvidas no negócio.

Entre os princípios da governança corporativa estão a equidade, a prestação de contas, a transparência e a responsabilidade corporativa.

O que é o Novo Mercado e como funciona?

Após entender o que é governança corporativa, se torna mais fácil compreender o que é o Novo Mercado. A bolsa de valores brasileira classifica as companhias listadas conforme o seu nível de governança. Assim, os investidores têm mais uma ferramenta para a sua análise sobre empresas listadas e as ações negociadas no mercado.

A B3 criou 5 níveis de governança corporativa, sendo que o Novo Mercado representa o maior nível. Desse modo, as empresas incluídas nele são consideradas exemplos de gestão de qualidade e transparência no Brasil — o que pode ser vantajoso para investidores que buscam se tornar sócios de empresas mais sólidas.

Para fazer parte do Novo Mercado, as empresas devem seguir critérios específicos. Veja os principais:

  • ter 100% de suas ações devem ser ordinárias, que dão direito a voto nas assembleias;
  • garantir 100% de tag along — um mecanismo de proteção ao investidor menor;
  • manter comitê de auditoria e um setor voltado para auditoria interna e compliance;
  • contar com pelo menos 20% de conselheiros independentes no conselho de administração.

Vale saber que as companhias incluídas no Novo Mercado devem elaborar e publicar documentos importantes, como prestações de contas de suas políticas de remuneração e indicação de membros ao conselho administrativo. Além disso, todos os acionistas devem ser tratados equitativamente.

Quais são os outros níveis de governança da B3?

Você aprendeu sobre o Novo Mercado, o maior nível de governança corporativa da B3. Agora é importante saber quais são os demais níveis existentes.

Confira!

Nível 2

Logo abaixo do Novo Mercado está o Nível 2. A maior diferença entre os dois níveis é que as empresas listadas no segundo podem apresentar ações ordinárias e preferenciais — que não dão direito ao voto, mas têm preferência na distribuição de dividendos, por exemplo.

Como regra, o tag along de 100% se mantém em caso de venda do controle da companhia. Assim, os dois tipos de ações precisam oferecer o direito de receber o mesmo preço pago aos acionistas controladores.

Outro critério é que o conselho administrativo deve conter, no mínimo, 20% de conselheiros independentes — como acontece no Novo Mercado. No Nível 2, a B3 também analisa se a publicação das demonstrações financeiras e dos resultados apresentados têm o padrão desejado.

Nível 1

No terceiro lugar entre os níveis de governança da B3 está o Nível 1. Uma das diferenças em relação ao Nível 2 se refere às exigências. Nesse caso, a principal obrigação da empresa é realizar reuniões públicas anuais com analistas e investidores.

Além disso, é necessário garantir que, pelo menos, 25% do capital social da companhia esteja em circulação e o tag along seja de 80%.

Bovespa Mais

O Bovespa Mais é um nível de governança corporativa voltado para organizações de menor porte, com objetivo de auxiliá-las no processo de abertura do capital. Desse modo, a empresa deve se preparar para implementar padrões de governança elevados e trabalhar sua visibilidade no mercado.

Nesse nível, a empresa deve emitir apenas ações ordinárias e oferecer 100% de tag along. Ademais, ela pode listar as suas ações na bolsa antes de realizar a oferta inicial (IPO), tendo até 7 anos para efetivar a abertura de capital.

Bovespa Mais Nível 2

O último nível de governança corporativa da B3 é o Bovespa Mais Nível 2, semelhante ao anterior. A diferença é que as companhias podem emitir ações ordinárias e preferenciais, mas mantendo o tag along 100% para ambos os tipos de ação.

Por que é importante conhecer os segmentos de listagem da B3?

Como você viu, os níveis de governança estabelecem critérios que originam uma classificação de confiança e transparência das companhias listadas na bolsa. Desse modo, eles ajudam o investidor a analisar as ações de seu interesse.

Quanto maior o nível de governança, mais sólida, organizada e alinhada aos interesses do mercado tende a ser uma companhia. Afinal, esse nível sinaliza que a empresa apresenta preocupação com sua imagem, competitividade e condições que podem ajudar a alcançar resultados financeiros interessantes.

Ademais, a comunicação da empresa do Novo Mercado é mais clara, facilitando a tomada de decisão do investidor em relação a novos aportes ou negociações. Logo, a governança corporativa é um critério importante ao analisar as ações de uma companhia, caso ele esteja alinhado à sua estratégia.

No decorrer deste post, você entendeu mais sobre o que é o Novo Mercado e os demais níveis de governança da B3. Assim, você tem informações relevantes que podem ajudar a elaborar uma análise mais aprofundada antes de compor sua carteira de investimentos.

Para continuar bem informado sobre o mercado financeiro, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Tags: