Como investir nos EUA? 4 Investimentos que podem diversificar e dolarizar sua carteira!  

Você sabia que expor seu patrimônio ao mercado nacional não é sua única alternativa? 

Para tanto, é preciso saber como investir nos EUA estando no Brasil. 

Ao fazer isso, uma alternativa é dolarizar sua carteira e diminuir os impactos negativos pela variação do câmbio, por exemplo. Também é uma forma de auxiliar na diversificaçãoacordo com o seu perfil e com as suas expectativas. 

Para que você saiba onde alocar os recursos, confira 4 investimentos com exposição aos Estados Unidos que podem complementar sua carteira! 

Por que investir nos Estados Unidos? 

Como ponto de partida, vale a pena entender o que torna o investimento estrangeiro atraente para muitas pessoas. Primeiramente, o país norte-americano tem a maior economia do planeta. Isso traz perspectivas de ganhos diferenciados, além de maior resiliência. 

Ademais, o país conta com múltiplas alternativas de investimento. Há diversos produtos e ativos financeiros disponíveis, com milhares de possibilidades para os investidores. Assim, é possível contemplar todo tipo de perfil de investidor e de estratégia. 

Outro ponto importante consiste na presença de empresas sólidas. Algumas das maiores e mais valiosas marcas do planeta nasceram nos Estados Unidos e negociam suas ações no mercado norte-americano.  

Além disso, como você viu, investir nos EUA indiretamente oferece exposição ao dólar. Assim, é possível se proteger da desvalorização do real em momentos de crise, por exemplo. Também pode ser uma escolha viável para quem tem obrigações ou planos na moeda internacional. 

No geral, escolher ativos ligados aos EUA é uma maneira de diversificar a carteira para além do mercado nacional. Assim, essa é uma decisão que pode não apenas impulsionar o retorno a longo prazo, mas também permitir manter uma estratégia de hedge (ou proteção) do portfólio de investimentos. 

Quais são as alternativas para investir nos Estados Unidos? 

Se os benefícios do investimento estrangeiro fizerem sentido para você, é interessante saber como acessá-los. Muitas pessoas ainda não sabem, mas não é necessário retirar seus recursos do Brasil para investir na bolsa americana. 

Em vez disso, existe a chance de expor parte do seu portfólio aos EUA ao investir em produtos e ativos negociados no mercado brasileiro. Na sequência, você verá 4 investimentos que conferem ao investidor exposição internacional, sem que seja necessário sair do país. 

Confira! 

1. Fundos internacionais 

Os fundos internacionais são fundos de investimento que priorizam a alocação de recursos em ativos e produtos financeiros com exposição em outros países. A maior parte desses produtos possuem gestão ativa, de acordo com a estratégia de cada produto. Os fundos desse tipo podem ser de ações, moedas, renda fixa e multimercadospor exemplo. 

Assim, é possível avaliar alternativas relacionadas ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros. As cotas são negociadas no mercado brasileiro e podem ser especialmente úteis para diversificar investimentos, já que costumam ser compostos por distintos ativos. 

2. BDRs 

Outra oportunidade para investir no exterior é por meio do brazilian depositary receipt (BDR) ou certificado de depósito em valores mobiliários. Nesse caso, uma instituição depositária adquire ativos no mercado estrangeiro e cria certificados com lastro neles. 

Os BDRs são negociados na bolsa de valores e podem ser compostos por ações, fundos de índice (ETFs) ou títulos de dívidas (conhecidos como bonds). Assim, é possível ter acesso a esses ativos e produtos de forma indireta, sem precisar atuar diretamente no mercado norte-americano. 

Até meados de 2020, os BDRs eram limitados a investidores qualificados e profissionais. Desde o final do mesmo ano, entretanto, o investimento foi liberado para todos os investidores que tiverem interesse. 

3. ETFs 

Os exchange traded funds (ETFs) ou fundos de índice são fundos de investimento que buscam um retorno que seja equivalente ao de um indicador de mercado. Para isso, replicam a carteira teórica dos índices, obtendo um desempenho semelhante ao dele. 

Para que o ETF seja uma alternativa de investir nos EUA, ele pode usar índices de ações internacionais, como o Standard & Poor’s 500. O S&P 500 é composto pelas 500 empresas mais negociadas da bolsa americana e pode orientar a alocação de ETFs nacionais. 

4. Fundos indexados aos REITs 

Vale a pena conhecer, ainda, os real estate investment trusts (REITs), que funcionam como os fundos imobiliários do mercado americano. Para ter exposição ao setor de imóveis dos EUA, é possível escolher fundos brasileiros atrelados a REITs. 

Um fundo multimercado, por exemplo, pode focar em um ETF ligado a um índice de REITs. Também há fundos que investem diretamente na aquisição desses ativos e podem aumentar a sua exposição. 

Como investir nos EUA? 

Como visto, investir nos EUA sem sair do Brasil é possível. As vantagens são inúmeras, como a praticidade por não precisar abrir uma conta em instituição internacional ou fazer a conversão de câmbio. 

Também é uma forma simples para compreender as regras e entender como esses produtos funcionam. Ao mesmo tempo, você não deixa de expor seus recursos às condições do mercado internacional, com ampla diversificação. 

O primeiro passo para investir nos EUA e aproveitar todos esses aspectos é abrir uma conta em corretora de valores brasileira. É por meio dela que há o acesso às alternativas e poderá realizar suas operações, via plataforma ou home broker. 

Feito isso, avalie seu perfil, seus objetivos e as oportunidades que forem mais adequadas. Como você notou, há muitas escolhas disponíveis, então é necessário analisar com calma para saber qual é o caminho ideal para internacionalizar seu patrimônio. 

Conte com uma assessoria 

Você não precisa fazer todos os seus estudos por conta própria. Em vez disso, é possível ter o suporte de uma assessoria de investimentos para tirar dúvidas e conhecer alternativas que sejam alinhadas às suas características e expectativas. 

Com o apoio de assessores certificados no mercado financeiro, você terá todo o apoio que é necessário para saber como alocar seus recursos nos EUA. Assim, manterá o controle sobre a escolha, mas terá ajuda qualificada para entender melhor as oportunidades. 

Depois de descobrir como investir nos EUA, avalie as informações para descobrir se vale a pena aproveitar os investimentos disponíveis no mercado. Dessa forma, você terá a chance de diversificar e/ou dolarizar a sua carteira, caso faça sentido para a sua estratégia! 

Para não ficar com dúvidas sobre os investimentosentre em contato conosco da Conexão BR Investimentos e aproveite nosso serviço de assessoria! 

Tags: