Wealth management: o que é e como funciona a gestão de fortunas?
O acúmulo de um capital elevado ao longo da vida nem sempre é acompanhado de uma gestão eficiente e inteligente desse patrimônio. Esse cenário pode advir de falta de conhecimento ou de educação financeira, mas é possível revertê-lo ao contar com o suporte do wealth management.
Ao se valer desse serviço, você terá o apoio de profissionais com expertise no cuidado e na administração de bens de alto valor e grandes fortunas. Dessa forma, é possível ter menos preocupações com a possibilidade de perdas financeiras.
Caso você ainda não saiba o que é o wealth management e como ele funciona, mas esteja interessado nessa solução, acompanhe este artigo até o final.
Boa leitura!
O que é wealth management?
Também conhecido como gestão de fortunas, o wealth management é um serviço oferecido por profissionais e empresas com o objetivo de administrar riquezas. Ele envolve múltiplas áreas, além de diferentes profissionais na busca pela realização dos objetivos traçados pelo cliente.
O foco principal do wealth management é a proteção do patrimônio construído. Porém, por meio dele, é possível potencializar a rentabilidade do seu capital, reduzir a incidência de impostos sobre os bens e recursos mantidos, organizar a sua sucessão e planejar a aposentadoria.
Ou seja, o serviço promove a gestão completa do seu patrimônio, independentemente das dificuldades ou necessidades que surjam ao longo do tempo. Assim, você terá mais tranquilidade para cuidar de outros assuntos da sua vida.
Como funciona a gestão de fortunas?
Ao entender o que significa o wealth management e contratar o serviço, um ou mais profissionais serão designados para identificar o seu perfil, objetivos e necessidades. O próximo passo será estruturar um plano que possa atender a todas as suas demandas financeiras, conforme as prioridades traçadas.
Como cada situação tem suas particularidades, o plano de ação pode ser diferente entre cada indivíduo ou família. De todo modo, é possível elencar os pontos que normalmente são avaliados para uma gestão eficiente do seu patrimônio.
Confira alguns deles!
Planejamento financeiro
Um dos primeiros pontos observados no wealth management é o planejamento financeiro. Para isso, serão levantadas informações acerca de todas as suas receitas e despesas, a quantidade e o valor dos bens que integram o seu patrimônio, a existência de empresas em seu nome, entre outros dados.
A premissa é desenvolver um plano capaz de otimizar o seu orçamento. Isso é feito por meio da definição de objetivos e metas financeiras, realização de investimentos adequados para o seu perfil e a identificação de eventuais problemas de gestão.
Planejamento sucessório
Outro ponto relevante trazido com o serviço de gestão de fortunas é o planejamento sucessório. Essa é uma solução relevante para que não haja desamparo financeiro entre seus familiares após o seu falecimento.
Quando não se planeja a sucessão, a transmissão de bens para herdeiros e sucessores pode demandar a abertura de um moroso e custoso processo de inventário. Então o profissional designado para essa área pode definir mecanismos que ajudem a dar celeridade à transmissão dos recursos.
Planejamento tributário
No wealth management também são definidas estratégias para reduzir a sua carga tributária, respeitando a legislação aplicável. Elas tendem a evitar que o seu patrimônio seja prejudicado pelo recolhimento de impostos excessivos.
Por exemplo, é possível criar uma holding patrimonial, familiar ou um fundo exclusivo. Essas composições ajudam a proteger e preservar o patrimônio, garantindo que menos dinheiro seja direcionado para o pagamento de impostos de forma legal.
Gestão de riscos
Outra prioridade no wealth management é a gestão de riscos. O profissional buscará formas de proteger o seu patrimônio da volatilidade do mercado, mudanças regulatórias, imprevistos e outros fatores que possam prejudicar as suas finanças.
Entre as estratégias mais utilizadas nesse sentido está a diversificação de investimentos. Com ela, a sua carteira não estará submetida a apenas um tipo de risco. Também podem ser utilizados instrumentos de proteção financeira, como seguros, Previdência Privada e outras opções de mercado.
Quais são os tipos de wealth management?
Agora que você sabe o que é wealth management e como ele funciona, vale conferir os tipos mais comuns encontrados no mercado. Veja quais são eles!
Private wealth management
Esse é um dos principais tipos de gestão de fortunas. Ele é voltado para o público de alta renda, sendo oferecido com atendimento exclusivo. Essa solução pode atender a quem deseja gerenciar seu patrimônio de forma abrangente com estratégias personalizadas.
Family wealth management
Outra opção de gestão de fortunas é o family wealth management, cujo atendimento se dá para todo o grupo familiar de alta renda. Ou seja, a prestação do serviço não será restrita a um indivíduo ou membro da família, mas a todos os seus integrantes.
Business wealth management
Também chamado de gestão de fortunas empresariais, esse tipo de wealth management visa atender a empresários e CEOs que precisam de suporte na gestão de um negócio. Dessa maneira, é possível proteger a empresa e buscar aprimorar os seus resultados.
Os profissionais podem atuar na identificação de problemas na estrutura da sociedade. Ademais, é comum agirem em aspectos como carga tributária, gestão de fluxo de caixa, estratégia de investimentos e redução de custos.
Afinal, quando contar com esse serviço?
Agora que você já reúne um conhecimento relevante sobre wealth management, talvez esteja se perguntando quando contar com esse serviço. Na realidade, não há somente uma resposta para essa dúvida, considerando que as condições de cada pessoa costumam ser diferentes.
No entanto, é possível afirmar que a contratação de um wealth management pode ser feita sempre que se identificar que sua gestão patrimonial não é eficiente. O serviço ainda pode ser útil para aprimorar seus resultados financeiros.
Também pode ser interessante contar com a gestão de fortunas ao receber um elevado patrimônio por herança ou de forma inesperada, como ao ganhar na loteria. Afinal, o uso eficaz dos recursos é fundamental para ter tranquilidade financeira.
Ademais, lembre-se de que ao escolher um serviço de wealth management, é importante avaliar a qualidade e a experiência dos profissionais.
O serviço é oferecido por instituições de gestão patrimonial, cujos profissionais qualificados analisam as finanças do cliente, seu perfil e os objetivos que pretende alcançar no curto, médio e longo prazo. Então são estudadas e definidas as estratégias de forma personalizada.
Com as informações vistas neste conteúdo, agora você pode contratar o wealth management com mais propriedade e segurança. Então não deixe de buscar por soluções de gestão de fortunas completas e que possam proteger e expandir o seu patrimônio.
Deseja continuar acompanhando conteúdos relevantes para seu aprendizado em finanças e investimentos? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube!