O que são Reits e como investir sem sair do Brasil?

Você sabia que o mercado norte-americano possui uma modalidade de investimento similar aos fundos de investimento imobiliário (FIIs) no Brasil? Se você se interessa pelo assunto, precisa saber o que são reits.

Eles permitem o investimento no setor imobiliário sem exigir a compra de um imóvel físico. Além disso, quem está no Brasil também pode se beneficiar dessa alternativa sem precisar abrir conta em uma instituição do exterior.

Ficou interessado na possibilidade? Continue a leitura para aprender o que são reits e como investir nos EUA sem sair do Brasil. Vamos lá?

O que são reits?

Reits é a sigla para real estate investment trust e consiste em empresas formadas para administrar e investir em imóveis. Ou seja, são companhias que buscam gerar renda a partir da negociação de aluguel, hipotecas, vendas etc.

Com isso, elas podem emitir ações e disponibilizá-las para que investidores possam participar dos lucros do negócio. Vale saber que os reits foram criados pelo congresso norte-americano em 1960, quando o mercado imobiliário já oferecia possibilidades semelhantes.

Porém, para ser classificado como um reit e poder ser negociado na bolsa de valores, a empresa deve seguir alguns requisitos específicos do país. Por exemplo, existe uma parcela mínima de ativos que devem estar alocados em imóveis.

As regras também definem que a maior parte do lucro líquido deve ser distribuída em forma de dividendos.

Como funcionam?

Com relação ao funcionamento dos reits, eles são bastante semelhantes aos fundos imobiliários brasileiros. Por exemplo, ambos têm o objetivo de permitir que os investidores busquem resultados no setor de imóveis sem a necessidade de comprar uma propriedade.

Contudo, além do foco no mercado imobiliário e na distribuição de dividendos, os reits apresentam um CEO (chief executive office, ou diretor executivo). Por serem empresas, também contam com um conselho administrativo.

Dessa maneira, quem compra ações de reits tem o direito de participar do lucro alcançado pela companhia. Por sua vez, a empresa pode conquistar ganhos com investimentos realizados em imóveis físicos ou títulos imobiliários.

Quais as diferenças para os FIIs brasileiros?

Como você viu, ambas as alternativas apresentam algumas semelhanças. Mas também é importante entender as diferenças. Nesse sentido, os reits se referem a empresas nos Estados Unidos que compram e operam com imóveis, com o objetivo de obter renda para seus investidores.

No entanto, eles não são propriamente fundos de investimento. Na prática, o investimento é feito de maneira semelhante às ações. O investidor adquire participação nas empresas que mantêm os imóveis e recebe a distribuição dos lucros obtidos com os ativos.

Além disso, os reits são investimentos de renda variável negociados na bolsa de valores norte-americana. Outra diferença para os fundos imobiliários no Brasil é que os reits podem operar com alavancagem no mercado dos EUA.

Quais as vantagens de ter investimentos internacionais?

O mercado de reits nos EUA é bastante amplo e tradicional, por isso, vem chamando a atenção dos brasileiros. Mas, quais seriam os benefícios de expor seu capital a essa alternativa?

Confira algumas possíveis vantagens de ter esse tipo de investimento na sua carteira:

Diversificação

Uma das principais vantagens de investir em reits é que a sua carteira não ficará limitada ao Brasil. Quando estamos expostos apenas ao mercado interno, qualquer impacto na economia pode gerar grandes flutuações.

Dessa forma, investimentos internacionais podem reduzir a volatilidade do seu portfólio.

Exposição ao dólar

Mesmo que você invista nos Estados Unidos de forma indireta, seus recursos ficam atrelados ao dólar. Isso é interessante porque essa é uma das moedas mais fortes do mundo e serve como parâmetro para diversos tipos de operações.

Ao alocar parte do seu patrimônio em reits, é possível aproveitar eventuais valorizações do dólar. Também vale citar a proteção do dinheiro, pois parte do nosso consumo se relaciona à moeda norte-americana, mesmo que indiretamente.

Com isso, se todos os seus ativos estiverem em reais, a desvalorização da moeda brasileira pode gerar uma perda no poder de compra. Logo, essa é uma forma de proteger a carteira contra variações cambiais.

Diluição dos riscos

Ao seguir uma estratégia de investimentos, a internacionalização permite diluir os riscos do seu portfólio.

Em alguns casos, a queda no preço dos ativos nacionais pode ser equilibrada por ganhos cambiais, por exemplo. Outro ponto positivo é que a descorrelação da bolsa norte-americana com a brasileira aumenta o equilíbrio da carteira.

Assim, se o Brasil passar por uma crise econômica, seus investimentos em reits podem reduzir o impacto ou gerar lucro. Ou seja, diversificar os investimentos pode melhorar a proteção diante de instabilidades financeiras ao conter ou prevenir perdas.

Como investir em reits?

Se você ficou interessado em investir em reits, saiba que é possível acessa-los por meio dos BDRs e de alguns fundos internacionais com reits na carteira — sem sair do mercado brasileiro.

Saiba mais sobre essas alternativas:

BDRs

BDRs (brazilian depositary receipts) são certificados lastreados em ativos internacionais. Assim, eles são negociados no mercado brasileiro e podem ser atrelados a reits dos Estados Unidos.

Portanto, o investidor não adquire os ativos internacionais, mas sim os certificados que os representam. Mesmo assim, eles podem participar dos resultados do negócio e se expor ao mercado imobiliário americano.

Fundos internacionais

Fundos internacionais são modalidades de investimento coletivas que possuem percentual significativo do patrimônio alocado no mercado estrangeiro. Assim, parte da carteira desses fundos pode estar exposta aos reits.

Como esses fundos são negociados no mercado brasileiro, eles são uma forma prática de investir com lastro internacional. Isso é feito sem sair do Brasil ou precisar abrir conta em uma instituição dos Estados Unidos.

Agora você sabe o que são reits e como incluir essa alternativa na sua carteira de investimentos. No entanto, antes de tomar uma decisão, não deixe de analisar se eles estão adequados ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos.

Ficou interessado em saber mais sobre como investir em reits? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Tags: