O que são blue chips na bolsa de valores?

A bolsa de valores conta com diversas alternativas de investimentos, sendo as ações as mais populares. Elas podem ser classificadas de diferentes formas. Por essa razão, é interessante conhecer as principais alternativas disponíveis nesse ambiente.

Nesse sentido, é válido saber o que são as blue chips e como essas ações se diferenciam dos demais ativos negociados na bolsa. Afinal, essa classificação ajuda a entender mais sobre as empresas que emitem os papéis, e pode ajudá-lo a construir uma estratégia efetiva e a fazer escolhas mais conscientes.

Blue chips

Quer entender mais sobre ações blue chips e suas características? Então continue a leitura e aprenda sobre o assunto!

O que é uma ação na bolsa de valores?

As ações são a menor parte do capital social de uma empresa do tipo sociedade anônima (S.A.). Esses ativos são negociados em bolsa de valores e, ao adquiri-los, o investidor passa a ser sócio da empresa, com participação proporcional à quantidade de papéis que detém.

É possível obter lucro com as ações de duas formas principais. Uma dela é com a diferença de preço entre a compra e a venda do ativo. A segunda maneira é a partir do recebimento de proventos — que são benefícios diversos oferecidos aos acionistas.

Assim, esses ativos podem fazer parte da carteira do investidor que tenha uma estratégia alinhada às possibilidades — e ao nível de risco —que as ações oferecem.

O que são e como funcionam as blue chips?

Agora que você já sabe mais sobre as ações, pode entender o que são as blue chips. Essa é uma classificação das empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3), que corresponde aos ativos das grandes companhias do mercado.

Essa definição também existe em bolsas internacionais. Assim, ações desse tipo costumam ser chamadas de blue chip stocks. O nome é uma referência às fichas azuis do pôquer, pois elas são as mais valiosas do jogo. Ainda, é possível encontrar ações com essa classificação sendo chamadas de large caps ou big caps.

Todas as nomenclaturas estão relacionadas à alta capitalização dos negócios. Desse modo, as blue chips são as ações mais relevantes das bolsas de valores, em especial devido ao seu tamanho e liderança no mercado.

o que são blue chips

No Brasil, é comum que as blue chips integrem o índice Ibovespa — o principal indicador do mercado acionário nacional. Contudo, é preciso atenção, já que nem toda companhia que faz parte do índice é considerada, necessariamente, uma blue chip.

Quais são as principais características desse tipo de ação?

Para ter ações consideradas como blue chips, a empresa precisa atender a determinados critérios. Um deles é ter elevado valor de capitalização, mostrando que a companhia tem um posicionamento consolidado no mercado.

Além disso, é comum que as ações blue chips sejam boas pagadoras de dividendos. Por se tratar de companhias robustas, com amplos resultados financeiros e pouca necessidade de reinvestimento, elas podem distribuir maiores partes de seus lucros.

Cabe ainda destacar que as empresas com ações consideradas blue chips têm um maior índice de governança corporativa. Em geral, elas estão alinhadas com as boas práticas exigidas pelo mercado — o que atrai mais investidores.

Por conta de todas essas características, é comum que as blue chips apresentem alta liquidez na bolsa, Ou seja, elas têm um grande volume de negociações, o que indica o interesse dos investidores e especuladores nos papéis.

Quais são as vantagens de investir nas blue chips?

Após conhecer mais sobre o que são as ações blue chips e alguns de seus atributos, você pode ter percebido que essas empresas se destacam no mercado acionário. Assim, elas oferecem algumas vantagens aos investidores.

A principal delas é a solidez no mercado. Por esse motivo, as companhias blue chips podem ser uma alternativa para a diversificação da carteira e o manejo dos riscos do mercado.  Como as empresas já estão consolidadas, elas tendem a ser mais resilientes — especialmente diante de crises.

Logo, ações com essa classificação podem oferecer maior estabilidade quanto aos seus resultados. Desse modo, os ativos podem beneficiar investidores com estratégias focadas no longo prazo, inclusive quando o objetivo é o recebimento de proventos.

Porém, fazer parte dessa classificação não significa que uma empresa não tenha riscos ou seja boa pagadora de proventos. É preciso considerar que não há resultados garantidos na bolsa de valores — e o desempenho passado não assegura o mesmo comportamento no futuro.

Desse modo, mesmo que as ações sejam consideradas blue chips, é importante fazer uma análise prévia para saber se os ativos valem a pena para você. Para isso, pode ser usada a análise fundamentalista ou técnica — a depender se o seu objetivo é investimento de longo prazo ou especulação.

Quais são os riscos dessas ações?

Como vimos, ainda que as blue chips possam ser ações com maior estabilidade em comparação a outros ativos negociados na B3, elas continuam tendo os riscos da classe da renda variável. Afinal, os riscos de mercado são inerentes a esses papéis.

Desse modo, os preços podem oscilar na bolsa e há chance de perda em determinados momentos, caso haja resgate do ativo em um cenário de baixa, por exemplo. Ademais, crises no setor de atuação da empresa ou na economia do país podem afetar bastante os resultados dos investidores.

Outro aspecto que precisa ser considerado por quem busca rendimentos na bolsa está no fato de as ações blue chips terem menor potencial de valorização, se comparadas a empresas menores. Como elas já costumam ser líderes no seu segmento, não contam com muitas oportunidades de expansão.

Vale a pena investir nas blue chips?

As ações blue chips podem ser bastante atraentes para alguns investidores, mas é preciso fazer uma análise cuidadosa antes de adicionar esse ativo à sua carteira.  O primeiro critério a ser observado é o seu perfil de investidor.

Como você viu, as ações fazem parte da classe da renda variável. Por conta dos riscos maiores, elas são mais adequadas para investidores de perfis moderado e arrojado — com maior tolerância aos riscos.

Também é importante analisar se as características das ações estão condizentes com os seus objetivos. Para melhor manejo do risco, é mais aconselhável ter estratégias de longo prazo, especialmente se o foco estiver em receber proventos.

Como investir em ações blue chips?

Se, após conhecer mais sobre essas ações, você tiver interesse em adicioná-las ao seu portfólio, é importante saber como esse processo é realizado. O primeiro passo é ter a conta ativa em uma corretora de valores da sua confiança.

Na plataforma, você poderá acessar o home broker para negociar no ambiente da B3. Após estudar as alternativas e analisar as variáveis para uma escolha consciente, basta selecionar os papéis em que deseja investir e emitir a ordem de compra.

Com essas informações, você já tem consciência do que são as ações blue chips. Assim, é possível avaliar se elas fazem sentido para a sua estratégia financeira. Lembre-se de que também é importante realizar uma análise individualizada da empresa e dos papéis antes de investir.

Se precisar de ajuda para compreender as alternativas do mercado, você pode contar com uma assessoria de investimentos. Converse com a nossa equipe para tirar as suas dúvidas!

Tags: