A classe de renda fixa oferece diversas possibilidades de investimento para quem deseja diversificar e rentabilizar a carteira. Nesse sentido, saber o que é CRA pode ajudá-lo a avaliar se esse título está adequado para a sua estratégia de alocação.

Embora essas aplicações apresentem vantagens, elas também possuem riscos que devem ser considerados. Portanto, antes de investir, você precisa analisar as características dos títulos e escolher aqueles que estão alinhados às suas necessidades.

Pensando nisso, este artigo apresentará o que é CRA e explicará as vantagens e riscos de investir nesses títulos. Vamos lá?

O que é CRA?

A sigla CRA significa certificado de recebíveis do agronegócio. Esses títulos de renda fixa representam direitos sobre os recebíveis de empresas relacionadas ao setor agropecuário brasileiro.

Quem emite essas aplicações e as disponibiliza no mercado financeiro são companhias chamadas de securitizadoras. Elas oferecem às empresas com operações no agronegócio uma antecipação dos seus recebíveis.

Esse processo potencializa o fluxo de capital do negócio, viabilizando a compra de maquinário ou a realização de novos projetos, por exemplo. Após antecipar o montante, a securitizadora passa a ter o direito de receber os futuros pagamentos.

Assim, ela emite os CRAs e os negocia com os investidores no mercado financeiro. Na data de vencimento da aplicação, quem investiu receberá o dinheiro acrescido da remuneração acordada.

Quais são as principais características desse título?

Além de entender o que é CRA, é preciso saber que ele possui características que se assemelham e divergem de outros títulos de renda fixa. Saiba mais sobre as particularidades desse investimento:

Remuneração

Assim como outros títulos de renda fixa, os CRAs possuem uma lógica de rentabilidade conhecida antes da aplicação. Ela pode ser:

  • prefixada: definida por uma taxa anual fixa, mantida até o vencimento;
  • pós-fixada: acompanha as variações de um indicador de mercado, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • híbrida: formada por uma taxa fixa mais a variação de um indicador, que pode ser o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Vale destacar que a rentabilidade do título é definida pelo próprio emissor e pode variar conforme condições do mercado e outras características da aplicação. Logo, é possível encontrar certificados com diferentes retornos. 

Prazo de vencimento e liquidez

O mais comum é que o período de vencimento do CRA seja de médio e longo prazo. Além disso, é importante considerar a liquidez do título. Ela envolve a facilidade com a qual é possível transformar um investimento em dinheiro.

O CRA costuma ser um título de baixa liquidez, com o resgate ocorrendo apenas no vencimento. Assim, se houver a necessidade de resgatar o dinheiro antes, é preciso negociar a aplicação no mercado secundário — o que pode gerar perdas.

Aporte mínimo

Outra característica do CRA é a exigência de um aporte mínimo mais elevado. Embora não seja uma regra, é mais comum encontrar certificados de recebíveis do agronegócio com investimento mínimo superior em comparação a outras alternativas, como os certificados de depósito bancário (CDBs).

Quais são as vantagens dos certificados de recebíveis do agronegócio?

Após conhecer as principais características do CRA, é interessante entender quais são as vantagens desse título. Um dos principais benefícios dessa alternativa é o potencial de retorno, principalmente quando comparada a outros investimentos de renda fixa.

Considerando o mesmo prazo de aplicação, é comum que o CRA ofereça uma rentabilidade maior que os CDBs ou títulos do Tesouro Direto, por exemplo.

Além disso, o CRA possui isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoa física. Assim, a rentabilidade apresentada pelo título é líquida e sem descontos tributários, o que pode ampliar o potencial de ganhos.

Quais são os riscos de investir em CRA?

Em relação aos riscos, é preciso saber que o CRA faz parte do crédito privado. Dessa forma, ele é menos seguro que outros investimentos de renda fixa. Afinal, não há cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Essa entidade sem fins lucrativos faz o ressarcimento do montante aplicado acrescido da rentabilidade, até o limite definido, caso o emissor do título entre em falência, por exemplo. Como o CRA não conta com essa cobertura, o risco de crédito é maior.

O CRA também pode apresentar um risco de liquidez mais elevado. É o caso de aplicações que oferecem a possibilidade de resgate apenas no vencimento.

Quando investir nesse título?

Até aqui, você aprendeu o que é, quais são os riscos e as vantagens do CRA. Contudo, as decisões sobre investir em qualquer alternativa do mercado financeiro deve ser individual.

Desse modo, a escolha de investir ou não em CRA deve estar pautada no seu perfil de investidor, objetivos financeiros e estratégia de investimento. Como você viu, esses títulos costumam envolver maiores riscos. Portanto, é preciso considerar o seu nível de apetite por segurança e o grau de risco da sua carteira.

Além disso, o CRA pode funcionar melhor para objetivos de médio e longo prazo. Para isso, é importante adequar o prazo de vencimento da aplicação com o período em que você espera realizar os seus planos financeiros.

Antes de investir, também é interessante pesquisar o emissor do título. Para mitigar o risco de crédito, vale conhecer o rating e o histórico da empresa para embasar a decisão. Ademais, o CRA pode ser uma oportunidade para diversificação da carteira, especialmente com a Selic em alta.

Como investir em CRA?

Se você considera que o CRA é adequado para o seu portfólio, é preciso entender como fazer o investimento. Para isso, o primeiro passo é abrir conta em uma corretora de valores e transferir o montante que deseja investir.

Ao acessar a plataforma da instituição financeira, é possível encontrar diferentes alternativas de CRAs. Avalie os títulos disponíveis e escolha aqueles mais adequados para o seu perfil e objetivos. Para concluir, realize a aplicação e acompanhe o investimento na sua carteira.

Ao aprender o que é CRA, você tem à sua disposição mais uma alternativa de renda fixa para investir. Dessa forma, é possível montar uma carteira de investimento que contemple essa oportunidade, se ela fizer sentido para as suas necessidades e expectativas.

Você ainda tem dúvidas sobre esse investimento? Então entre em contato conosco e conte com o suporte da Conexão BR!

Tags: