Como investir em BDR? Descubra agora!

Fazer investimentos no mercado financeiro exige atenção, análise e conhecimento sobre as alternativas disponíveis. Nesse contexto, ativos de origem estrangeira chamam cada vez mais a atenção, em especial o brazilian depositary receipt (BDR) — você sabe como investir nele? 

A alternativa permite se expor a alternativas negociadas no exterior, sem abrir uma conta internacional. Assim, é possível aumentar a diversificação geográfica do seu portfólio ao comprar BDRs. 

Você tem interesse nos investimentos internacionais? Continue a leitura para conhecer mais sobre os BDRs e saiba como investir neles!

O que são os BDRs?

Os BDRs são certificados de valores mobiliários que viabilizam ao investidor se expor aos resultados de ativos estrangeiros por meio da B3 — a bolsa de valores brasileira. Eles podem estar ligados a diferentes tipos de investimentos, como fundos de investimento, ações e títulos de renda fixa. 

Contudo, os BDRs mais conhecidos costumam ser aqueles relacionados a papéis de empresas no exterior. Nesse caso, ao adquirir o certificado, o investidor tem a oportunidade de acompanhar os resultados do ativo estrangeiro, enquanto opera no mercado brasileiro. 

Para emitir BDRs, uma instituição depositária compra os ativos estrangeiros no mercado internacional. Desse modo, eles passam a servir de lastro para os certificados.  

Embora os BDRs representem investimentos internacionais, as negociações continuam sendo realizadas em reais. Além disso, a compra do ativo ocorre no sistema brasileiro. Esses fatores facilitam a tributação e os processos de compra e venda. 

Quais são os benefícios e as desvantagens de investir em BDR?

Após entender o conceito de BDR, você deve conhecer os benefícios e os pontos de atenção da alternativa. Uma das maiores vantagens de investir em BDR é a possibilidade de diversificar a carteira de investimentos, como visto. 

Essa diversificação pode ser geográfica, ao diminuir a exposição do capital alocado na alternativa aos riscos domésticos. Mas ela também pode ser setorial, por exemplo, considerando que determinados segmentos tendem a ser mais desenvolvidos no exterior do que no Brasil — como o de tecnologia

Ainda, os BDRs possibilitam investir em empresas globais de grande porte por meio da bolsa brasileira. Mais um ponto de diversificação é a dolarização de parte da carteira de investimentos, que reduz o risco de se expor exclusivamente ao real. 

Outra vantagem é que muitas empresas estrangeiras pagam dividendos regularmente aos seus acionistas. No caso de um BDR de ação que distribui esse provento, ele também pode ser repassado ao investidor brasileiro, em reais. 

Quanto às desvantagens, há a volatilidade dos ativos. O desempenho deles pode ser afetado por fatores como crises econômicas, que se refletem nas cotações dos BDRs. 

A disponibilidade dos certificados é mais um ponto de atenção. Nem todo investimento no exterior tem BDRs negociados na B3, sendo necessária a exposição direta ao mercado internacional em determinados casos. 

Como investir em BDR?

Ao conhecer as características positivas e negativas dos BDRs, você entende que pode fazer sentido investir nos certificados?  

Veja quais são as etapas a seguir! 

Abra uma conta em uma corretora de investimentos

O primeiro passo para investir em BDR é abrir uma conta em uma corretora de valores que disponibilize o home broker — plataforma que viabiliza as negociações de ativos na bolsa. Ao escolher uma instituição, certifique-se de que ela é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

A XP Investimentos, por exemplo, oferece uma plataforma completa para negociação de diversos ativos. O processo de abertura de conta é simples e totalmente online. Após abri-la, você pode transferir recursos e começar a negociar os ativos de seu interesse. 

Escolha os BDRs para investir

A escolha dos BDRs deve ser feita com base nos seus objetivos e no seu perfil de investidor. Ainda, a opção deve considerar quais são as empresas com os ativos que você deseja disponíveis, conforme você aprendeu.  

Durante a seleção, também é comum verificar se os certificados de interesse proporcionam diversificação em relação aos ativos já presentes na carteira do investidor. Assim, você tem a possibilidade de combinar diferentes BDRs com os investimentos que já possui.

Faça a compra dos BDRs de seu interesse

Assim como diversos ativos nacionais, os BDRs são negociados na B3 durante o horário de funcionamento da bolsa. O processo de compra é semelhante ao de aquisição das ações comuns — acesse o home broker, preencha o código do certificado e defina a quantidade a ser adquirida. 

Monitore os investimentos

As condições de mercado, assim como seu perfil e objetivos, podem sofrer alterações conforme o tempo passa. Por esse motivo, após adquirir BDRs, monitore regularmente seus investimentos para fazer ajustes — se forem necessários — e garantir que eles permaneçam alinhados à sua estratégia. 

O que é melhor: investir diretamente no exterior ou por meio de BDR?

Os investidores que desejam se expor ao mercado internacional têm a opção de investir diretamente no exterior ou comprar BDRs. Diante disso, muitos se questionam sobre qual é a melhor alternativa, mas a resposta depende do perfil do investidor e dos seus objetivos.  

Investir diretamente no exterior oferece mais opções de ativos e tende a proporcionar maior controle sobre os investimentos. Já os BDRs são uma opção prática para quem deseja acessar alternativas estrangeiras sem sair da bolsa brasileira.  

Como a assessoria pode auxiliar na seleção de BDRs?

Uma assessoria de investimento é útil na hora de escolher os BDRs mais adequados para você, conforme seu perfil e objetivos financeiros. Por exemplo, os profissionais da Conexão BR estão aptos a fornecer as orientações adequadas conforme as suas necessidades. 

Além disso, uma assessoria qualificada pode acompanhar o seu portfólio e manter você atualizado dos movimentos do mercado. A partir dessas informações, o assessor consegue oferecer recomendações para você ajustar os investimentos conforme as condições econômicas.  

Com o suporte de nossa assessoria, você tem a possibilidade de usufruir da melhor forma possível a estrutura robusta que a XP Investimentos disponibiliza para investir com segurança e praticidade. No caso dos ativos internacionais, você encontra alternativas de investimento tanto direto quanto indireto. 

Como visto, investir em BDR pode ser uma maneira de diversificar seus investimentos e obter exposição a ativos internacionais. Assim, você consegue acompanhar os resultados de alternativas estrangeiras de modo descomplicado. 

Gostou de aprender como investir em BDRs? Aproveite e veja quais investimentos você pode acessar com o suporte da Conexão BR

Tags: