Por que você precisa usar uma planilha de controle financeiro?
A realização de um investimento pode demandar a análise de diversos fatores. Entre eles, estão o perfil de investidor, os objetivos almejados, o planejamento financeiro e as alternativas disponíveis. No entanto, esse não é o ponto final da jornada como investidor.
Na verdade, ainda será necessário realizar o acompanhamento contínuo do investimento. Nesse sentido, ter uma planilha de controle financeiro pode ajudá-lo a acompanhar o desempenho do seu portfólio, seus gastos e trazer informações relevantes para embasar as suas decisões.
Quer saber por que usar uma planilha de controle financeiro e como montar a sua? Então acompanhe este conteúdo até o final.
Confira!
Por que é preciso controlar seus investimentos?
Uma pessoa que não tem o controle de suas finanças dificilmente conseguirá manter o equilíbrio de suas receitas e despesas. Afinal, sem saber o quanto entra ou sai de seu orçamento e tomar medidas para manter o orçamento positivo, podem surgir dificuldades de acumular patrimônio.
O mesmo acontece com quem não tem o controle de seus investimentos. Como os cenários econômicos mudam com frequência, todo o mercado financeiro tende a ser impactado. Logo, um investimento realizado anteriormente pode deixar de atender às suas necessidades.
No passado, por exemplo, a poupança era um investimento com retorno de 6% ao ano. Porém, a partir de 2012, a rentabilidade das novas aplicações passou a ser atrelada à Selic (a taxa básica de juros) somada a taxa referencial (zerada desde 2017).
Com essa alteração, a remuneração da poupança muitas vezes não consegue superar a inflação. Em 2020, por exemplo, o rendimento da caderneta foi de 2,11% ao ano. Já a inflação encerrou em 4,52% no mesmo período. Assim, quem aplicou na poupança em 2020 perdeu poder aquisitivo.
Contudo, esse tipo de ocorrência pode ser evitado com uma simples planilha de controle financeiro. Isso porque ela permite acompanhar a evolução dos seus gastos e patrimônio.
O que é uma planilha de controle financeiro?
Como o nome indica, essa é uma ferramenta que permite controlar e acompanhar gastos e investimentos que você realizou. Ademais, isso pode ser feito manualmente, em um simples caderno, ou de forma automatizada — com ferramentas como Excel, Google Sheets ou semelhantes.
Com uma planilha eficiente, qualquer pessoa consegue organizar suas despesas e seus investimentos por categorias, rentabilidade, prazos e objetivos. Assim, você terá uma visão pormenorizada sobre todo o capital e poderá acompanhar a progressão de custos e investimentos periodicamente.
Além disso, a planilha ajuda a comparar custos fixos e variáveis, investimentos, equilibrar os aportes, aumentar posições, modificar estratégias etc. Ela também ajuda no momento de prestar contas ao fisco.
Ao manter esse controle, fica mais fácil de confeccionar sua declaração de Imposto de Renda. A prática ainda agiliza a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) — caso seja preciso recolher o imposto por conta própria.
Quais informações devem constar nessa planilha?
Após ter visto por que é preciso ter uma planilha de investimentos e o que é essa ferramenta, talvez você esteja com dúvidas sobre quais informações devem ser registradas.
Cada investidor pode montar a sua planilha com as informações que julgar pertinentes para ter o controle de seus investimentos. Porém, é interessante incluir dados como:
- data: o dia em que determinada compra foi feita bem como um investimento foi realizado;
- vencimento: data em que um título vencerá, na renda fixa. Já na renda variável, o vencimento corresponde à data de finalização do aporte;
- saldo inicial: saldo inicial mensal e/ou quantia aplicada ou aportada inicialmente. Caso você não se lembre, utilize o valor atual para começar o acompanhamento;
- aportes: anote o total inicial e os montantes adicionais investidos;
- saldo final: saldo final mensal. Costuma ser preenchido com o saldo depois de subtrair todos os custos ou eventual aporte – valor atual de cada investimento feito;
- classe da despesa ou investimento: ter registrado se a despesa é um custo fixo ou variável, se é recorrente ou se o investimento é de renda fixa ou variável;
- tipo do investimento: o registro do tipo do investimento tende a facilitar a visualização da composição da sua carteira. Desse modo, fica mais fácil diversificar seu portfólio.
Outras informações podem ser adicionadas, a depender das necessidades observadas por cada investidor. Perceba que não é necessário buscar auxílio de um consultor de investimentos nessa jornada se tratando de algo não tão complexo em boa parte dos casos. Com um controle, se torna mais simples fazer o acompanhamento por conta própria tomar melhores decisões de investimento.
Caso ainda restem dúvidas acerca das alternativas de investimento disponíveis e sobre as condições do mercado, por exemplo, você pode contar com uma assessoria de investimentos — como a Conexão BR.
Por que essa planilha é importante?
Ao chegar até aqui, você já deve ter percebido a importância de ter uma planilha para controle financeiro. Mas vale ressaltar que, como você viu, com essa ferramenta será possível gerir suas despesas e investimentos de forma mais eficiente e tomar melhores decisões quando for investir.
Sem uma planilha, há grandes chances do investidor se perder no momento de montar sua carteira — o que pode dificultar a conquista dos objetivos financeiros. Logo, mesmo com uma planilha simples e manual você poderá tomar decisões mais conscientes sobre investimentos.
De toda a forma, antes de fazer uma escolha, vale a pena conhecer o seu perfil de investidor, traçar metas e ter um bom planejamento financeiro. Com esses cuidados, você terá mais segurança para compor e acompanhar a sua carteira de investimentos.
Sabendo agora a importância de ter uma planilha de controle, o que está esperando para montar a sua? Caso você não tenha conhecimento sobre o mercado para montá-la por conta própria, conte com o suporte de uma assessoria qualificada para tirar dúvidas.
Precisa de ajuda para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos? Entre em contato conosco, temos assessores preparados para acompanhá-lo nessa jornada!